Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Em favor da categoria

Data: 12/12/2012

 Como parte da meta de desenvolvimento da profissão em todas as áreas de atuação, e da inserção, cada vez maior, do farmacêutico nas políticas públicas de saúde, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) participa de vários grupos e fóruns de debate organizados e promovidos pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outras instituições, fazendo-se sempre presente nos debates de interesse da categoria. Entre os dias 05 e 07 de dezembro, o Secretário-Geral do CFF, José Vilmore, e a Assessora Técnica do CFF, Josélia Frade, participaram do lançamento da Agenda Regulatória – Ciclo Quadrienal (2013-2016) da Anvisa, e da XX Reunião do Comitê Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, em Brasília

AGENDA REGULATÓRIA DA ANVISA - Iniciativa pioneira, no âmbito da administração pública federal, a Agenda Regulatória da Anvisa (AR) foi criada em 2009 e é um instrumento de gestão que confere maior transparência, previsibilidade e eficiência para o processo regulatório da Agência, além de ampliar a participação da sociedade em questões relacionadas à vigilância sanitária.

Atualmente, a Agenda Regulatória encontra-se em sua 4ª edição, sendo composta por 12 macrotemas, definidos de acordo com as áreas de atuação da Anvisa. Em 2013 terá início a Agenda Regulatória – Ciclo Quadrienal (2013-2016), apresentando algumas mudanças em seu processo de elaboração, na sua vigência e, especialmente, no aprimoramento dos mecanismos de participação da sociedade. Clique aqui e acesse a íntegra da Regulatória – Ciclo Quadrienal (2013-2016).

Durante o lançamento, foi distribuído, aos participantes, o livro “Experiências Exitosas em Regulação na América Latina e Caribe”, organizado por Jadir Dias Proença e Carla Beatriz de Paulo, resultado do Seminário Latino Americano sobre Experiências Exitosas em Regulação, editado pela Alia Opera, e parte do Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação (PRO-REG). Clique e tenha acesso à publicação


USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS - Criado em junho de 2007, o Comitê Nacional para a promoção do Uso Racional de Medicamentos busca identificar e propor estratégias de articulação, de monitoramento e avaliação da promoção do uso racional de medicamentos. As entidades participantes são: Ministério da Saúde, Anvisa, Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Federal de Medicina - (CFM), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Ministério da Educação - (MEC), entre outras.

Com o objetivo de promover o uso racional de medicamentos, rurante a Reunião, foram socializados os seguintes artigos e livros: (links)

- Os caminhos da saúde e da felicidade;
- Os fármacos na atualidade – antigos e novos desafios;
- Há uma crença exagerada e equivocada no poder dos fármacos 
- Pensando o processo saúde-doença: a que responde o modelo biomédico?
- Políticas farmacêuticas: à serviço dos interesses da saúde?
- Nuevas tendências de La medicalizacion
- Vendendo saúde – a história da propaganda de medicamentos no Brasil; 
- Manual de orientações básicas para a prescrição médica


O CFF deu início a um levantamento de artigos que relatam as experiências, estratégias e realizações que abordam a temática do “Uso Racional de Medicamentos”. Assim, solicita que todos os colegas farmacêuticos e profissionais da saúde que tenham artigos sobre o tema “Uso Racional de Medicamentos” e que queiram socializar, que, por favor, encaminhe à Assessoria Técnica para o e-mail: joselia@cff.org.br. De acordo com o conteúdo, eles poderão ser divulgados no site do CFF e nas redes sociais da instituição.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa, com informações da Anvisa e Ministério da Saúde

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700