Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa de eventos em Sergipe, Amapá e Pernambuco

Data: 06/12/2012

No final do mês de outubro, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) comemorou seus 50 anos de fundação. Além de mais de 300 farmacêuticos sergipanos, participaram do evento Ex-presidentes do CRF/SE, autoridades locais e o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João. Durante cerimônia foram entregues seis medalhas de honra ao mérito farmacêutico.

A Presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Faria Mariz, abriu a solenidade destacando que a comemoração do jubileu de ouro é também marcada pela conquista da Assistência Plena no Estado. Em seu discurso Rosa ressaltou que a função do Conselho é mais do que fiscalizar a ética no exercício da profissão. A Conselheira Federal, Vanilda Oliveira Aguiar Santana, uma das homenageadas da noite, relembrou a história do Conselho CRF/SE pontuando as principais conquistas. "Hoje farmácia é sinônimo de saúde e farmacêutico é profissional reconhecido pela sociedade e indispensável do sistema multidisciplinar de saúde", afirmou Vanilda Santana.

Durante a cerimônia seis medalhas de honra ao mérito farmacêutico foram entregues a personagens que fizeram parte da história do Conselho. Foram homenageados: Antônia Ricarte Bezerra, representando os Ex-tesoureiros; Francisco de Assis de Aragão, representando os Ex-secretários: Lelson Neves da Costa, representando os Ex-vice-presidentes; Salviano Augusto de Almeida Mariz, representando os Ex-presidentes; Vanilda Oliveira Aguiar, representando os Ex-conselheiros; e o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) Walter da Silva Jorge João.

O Presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, fez uma reflexão sobre a função do farmacêutico na sociedade. "Somos responsáveis, em parte, pelos problemas que a saúde brasileira apresenta, mas por outro lado também somos parte da solução. E temos que nos unir, fazer acontecer e provar que a saúde preventiva é mais eficiente e barata que um Sistema Único de Saúde que funciona por espasmos e apresenta falhas", constatou.

Para finalizar, Walter Jorge João, destacou a importância do CRF/SE. “Este Conselho Regional adotou a atitude de disseminar a cultura da responsabilidade social no seio da profissão. E responsabilidade social se exerce é com conhecimento, com ciência, com técnica, com ética e humanismo”, completou.

III Ciclo de Palestras do CRF/AP - Nos dias 23 e 24 de novembro, o Presidente do CFF participou do III Ciclo de Palestras do Conselho Regional de Farmácia do Amapá/AP, o evento foi realizado no Espaço Dalton Martins, em Macapá e teve como tema “Valorização e Capacitação: Novos Horizontes”. Na abertura, Walter Jorge João lembrou que, há pouco tempo, era o responsável, no CFF, por coordenar as ações que resultassem na implantação do Conselho Regional de Farmácia no Amapá e na aquisição de sua sede. “ Retorno ao Estado, para fazer o meu primeiro pronunciamento, já na condição de Presidente do CFF. Acho que a história farmacêutica está sendo generosa comigo, dando-me a chance de participar da construção de uma nova Farmácia em união com os farmacêuticos deste Estado”, disse.

Segundo o Presidente do CFF, quando foi empossado o primeiro Plenário e a primeira Diretoria do CRF/AP, a profissão farmacêutica era sacudida por uma histórica onda de autoquestionamentos, de buscas, por mudanças. Eram buscas pela autoafirmação, pela autoestima, pelo seu espaço junto à sociedade e aos empregadores particulares e públicos na região. “Realizar um evento como este é a prova de que estamos no caminho certo”.

Para Walter Jorge João, a Farmácia, depois de amargar décadas de desencontros, de perseguição, de descaminhos, já não é mais um esboço de uma profissão em busca do seu próprio destino. “Nós temos um rumo, temos horizontes. Optamos por construir uma vasta união entre todos os farmacêuticos. A união está nos levando ao fortalecimento. Unidos e empunhando uma só bandeira de todas as cores é que estamos ratificando a autoridade técnica do farmacêutico nas suas mais diversas áreas de atuação. Estamos vencendo. A união, que parecia tão impensável, de um ano para trás, já é, por si, uma grande vitória”, finalizou.

O evento contou com palestras como : “Ética e o cotidiano farmacêutico”, ministrada pelo Presidente do CRF/SP, Pedro Eduardo Menegasso; “ O farmacêutico na dispensação de suplementos alimentares”, ministrada pelo Professor Paulo Farago, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), entre outras.

Presidente do CFF é homenageado em Plenária extraordinária do CRF/PE - “Não percam o entusiasmo. Mantenham-se entusiasmados pela profissão. Ter o entusiasmo significa ter o sopro divino e a Farmácia precisa disso”, foi assim que o Presidente do CFF, Walter Jorge João encerrou o seu agradecimento ao receber uma homenagem do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF/PE), no dia 30 de novembro, em Recife, durante Plenária Extraordinária.

Ao agradecer aos diretores do CRF/PE e a todos os farmacêuticos pernambucanos pela homenagem, Walter Jorge João fez um breve balanço do primeiro ano de sua gestão à frente do CFF. “Era necessária uma oxigenação no CFF para colocar a profissão farmacêutica em movimento e efervescência. Iniciamos nossa gestão levantando a questão da UNIÃO; e em todas as oportunidades que tivemos com parlamentares e autoridades levamos a discussão sobre a inserção do farmacêutico no SUS; sobre o Projeto de Lei que trata das 30 horas e sobre a prescrição farmacêutica. Pela primeira vez, fizemos uma campanha publicitária nacional de valorização profissional e continuaremos na luta em favor da categoria. Muito obrigado aos farmacêuticos pernambucanos, em especial aos meus colegas da Diretoria do CRF/PE - Demosthenes Marques, Elba Lúcia, Rosalina dos Santos, Carlos Eugênio Muniz, e ao Conselheiro Federal, Carlos Eduardo Queiroz de Lima”, agradeceu.

Durante a solenidade, o Presidente do CFF fez a entrega simbólica ao Presidente do CRF/PE, Demosthenes Marques, das chaves do prédio que abrigará a nova sede do Conselho Regional. “O farmacêutico tem o papel de orientar e é com responsabilidade que este profissional se colocará ao lado da sociedade. É importante ter um sistema de saúde funcionando. Muito obrigado Dr. Walter Jorge João e toda a Diretoria do CFF pela doação da sede. Nossa homenagem foi pautada pelo trabalho que tem sido desenvolvido pelo CFF com o objetivo de unir a categoria. Nós também acreditamos que a força vem da união”, completou Demosthenes Marques, Presidente do CRF/PE.

Fonte: CFF com informações do CRF/SE - CRF/AP e CRF/PE
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700