Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêuticos comemoram os 50 anos do CRF/SE

Data: 05/11/2012

 No dia 26 de outubro, o Conselho Regional de Farmácia de Sergipe (CRF/SE) comemorou seus 50 anos de fundação. Além de mais de 300 farmacêuticos sergipanos, participaram do evento ex-presidentes do CRF/SE, autoridades locais e o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João. Durante cerimônia foram entregues seis medalhas de honra ao mérito farmacêutico.

A Presidente do CRF/SE, Rosa de Lourdes Faria Mariz, abriu a solenidade destacando que a comemoração do jubileu de ouro é também marcada pela conquista da Assistência Plena no Estado. Em seu discurso Rosa ressaltou que a função do Conselho é mais do que fiscalizar a ética no exercício da profissão. "O Conselho vem crescendo, principalmente nos últimos 20 anos. Através do programa de educação continuada nós desenvolvemos um trabalho de orientação que permite o reconhecimento de nossa profissão pela sociedade", constata Rosa.

A Conselheira Federal, Vanilda Oliveira Aguiar Santana, uma das homenageadas da noite, relembrou a história do Conselho CRF/SE pontuando as principais conquistas. "Foram anos de avanço, durante os quais passei a me envolver e me familiarizar com os termos jurídicos diante de tantos embates judiciais para o fortalecimento da classe. Hoje farmácia é sinônimo de saúde e farmacêutico é profissional reconhecido pela sociedade e indispensável do sistema multidisciplinar de saúde", afirmou Vanilda


HONRA AO MÉRITO - Durante a cerimônia seis medalhas de honra ao mérito farmacêutico foram entregues a personagens importantes na história do Conselho. Foram homenageados com as medalhas: Antônia Ricarte Bezerra, representando os Ex-tesoureiros; Francisco de Assis de Aragão, representando os Ex-secretários: Lelson Neves da Costa, representando os Ex-vice-presidentes; Salviano Augusto de Almeida Mariz, representando os Ex-presidentes; Vanilda Oliveira Aguiar, representando os Ex-conselheiros; e o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) Walter da Silva Jorge João.

O Ex-presidente do CRF/SE, Lelson Neves, agradeceu, emocionado. "Fiquei muito feliz. Uma homenagem muito bela e esta medalha do mérito farmacêutico me honra muito. Lembrei até um frase do poeta Carlos Drummond que diz: ‘Somos o que escolhemos ser', e eu escolhi ser farmacêutico . Sou de vocação e de coração farmacêutico. Esta é a primeira vez que fui homenageado, e olha que já trabalhei em vários lugares", comemorou Lelson.

MENSAGEM - O Presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, fez uma reflexão sobre a função do farmacêutico na sociedade. "Somos responsáveis, em parte, pelos problemas que a saúde brasileira apresenta, mas por outro lado também somos parte da solução. E temos que nos unir, fazer acontecer e provar que a saúde preventiva é mais eficiente e barata que um Sistema Único de Saúde que funciona por espasmos e apresenta falhas", constatou.

O Presidente do CFF também alertou para a importância da qualificação profissional para uma saúde de qualidade. "Precisamos buscar cursos de especialização, pós-graduação e treinamentos que nos qualifiquem, do ponto de vista técnico, mas também devemos ampliar os conhecimentos sociais. O farmacêutico tem obrigação de saber as necessidades reais da população", disse Walter.

E para finalizar, Walter Jorge João, destacou a importância do CR/SE. “Este Conselho Regional adotou a atitude de disseminar a cultura da responsabilidade social no seio da profissão. E responsabilidade social se exerce é com conhecimento, com ciência, com técnica, com ética e humanismo”, completou.

 

Fonte: CFF com informações do CRF/SE
Autor: Veruska Narikawa e Assessoria de Imprensa do CRF/SE

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700