Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêutico toma posse como Reitor da UFS

Data: 26/11/2012

 O farmacêutico Ângelo Roberto Antoniolli é o novo Reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ele foi empossado no cargo, na noite da última sexta-feira (23.11.12), em solenidade realizada, no Centro de vivência da Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campos, em São Cristóvão. O novo reitor, que substitui o professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, declarou que o grande desafio de sua gestão será consolidar o que foi implantado, nos últimos anos, “sem abrir mão da qualidade de seus serviços, do rigor acadêmico de seus professores, do trabalho sério de seus técnicos, das demandas da sociedade civil organizada”. Antoniolli foi nomeado Reitor pela Presidenta Dilma Rousseff para um mandato de quatro anos.

Ele relembrou que o plano sua gestão é fruto de um trabalho coletivo, formado, a partir de muito diálogo com professores, técnicos, estudantes e com a sociedade civil. E concluiu: “Acreditamos na educação superior pública brasileira como elemento de inclusão social e, porque assim cremos, conclamamos a todos os colegas para, juntos, fazermos as interferências necessárias, a fim de que a nossa Universidade continue sendo aquilo que foi dito pelo Magnífico Reitor, Prof. José Aloísio de Campos, ‘patrimônio do povo sergipano e centro autônomo de elaboração do saber”.

Antoniolli nasceu, em Itapeva (SP), em 7 de março de 1958. É graduado em Farmácia pela USP (Universidade de São Paulo), e tem doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). É professor associado do Departamento de Fisiologia, do Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, do Núcleo de Pós-Graduação em Medicina da UFS e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio). Tem se destacado como pesquisador dos mecanismos e ações dos fármacos, no combate à dor e à inflamação.

Ângelo Roberto Antoniolli dedicou-se inteiramente à atividade docente. Na UFS, implantou o Laboratório de Farmacologia de Produtos Naturais na área da dor e da inflamação. Depois, chefiou o Departamento de Fisiologia e dirigiu o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Orientou várias teses de dissertação de mestrado e doutorado, publicou trabalhos em periódicos nacionais e internacionais indexados e fundou o Curso de Mestrado em Farmácia. Mais: ajudou a implantar a Farmácia-Viva na Colônia Treze, no Município de Lagarto, em Sergipe.

RECONHECIMENTO - Em 2008, por indicação da Conselheira Federal de Farmácia por Sergipe, Vanilda Oliveira Aguiar Santana, o CFF (Conselho Federal de Farmácia) concedeu ao professor Ângelo Antoniolli a Comenda do Mérito Farmacêutico, mais alta honraria do setor farmacêutico, no País. Foi um reconhecimento por suas atividades como pesquisador, professor e por sua contribuição para o desenvolvimento e fortalecimento da profissão, no Estado de Sergipe.

CUMPRIMENTOS FARMACÊUTICOS - A Conselheira Vanilda Oliveira Aguiar, que é, também, Presidente da Comissão de Farmácia do CFF, parabenizou o novo Reitor, durante a solenidade de sua posse; deu-lhe as boas-vindas e lhe desejou sucesso em sua nova missão. Ângelo Roberto Antoniolli comandará a Reitoria, de 2012 a 2016. A solenidade contou com a participação da Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Sergipe, Rosa de Lourdes; farmacêuticos, professores, autoridades, além de funcionários e alunos da instituição.

Fonte: CFF
Autor: Pelo jornalista Aloísio Brandão, Assessor de Imprensa do CFF. Fontes: Assessoria de Comunicação da UFS; arquivos do CFF e publicações da Conselheira Federal de Farmácia por Sergipe, Vanilda Oliveira Aguiar Santana.

Fotos Relacionadas

TV CFF













Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700