Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Florianópolis recebe farmacêuticos de todo País

Data: 10/11/2012

 A 401ª Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi realizada, nos dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Bluee Tree, em Florianópolis, durante o 16º Farmapolis. Na oportunidade, diretores do CFF e conselheiros federais participaram de debates e mesas redondas do maior encontro farmacêutico do Estado de Santa Catarina.

Na abertura da Reunião Plenária, a Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC), Hortência Tierling, destacou a iniciativa dos diretores do CFF em realizar o evento em Florianópolis. “Em 50 anos de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, esta é a primeira vez que o nosso Estado recebe uma Reunião Plenária do CFF. Os debates e encaminhamentos para o fortalecimento da profissão farmacêutica nas mais diversas áreas de atuação são tradição do Farmapolis e, para nós, é um privilégio receber os Conselheiros nas atividades e também propiciar participação dos catarinenses na Plenária. Com a presença dos Conselheiros Federais, esperamos viabilizar uma troca de informações e experiências ainda mais ricas,” afirmou.

Paulo Roberto Boff, Conselheiro Federal por Santa Catarina, destacou a importância do debate e da aproximação dos representantes de cada Estado com a academia, profissionais e pesquisadores. “Estamos participando de dois eventos que reúnem pessoas que pensam a farmácia em todos os sentidos, seja no âmbito da ciência, na vida acadêmica, no contexto social ou nos seus aspectos políticos, em ambos, o nosso objetivo é discutir os melhores caminhos para a profissão”, disse Boff.
Promover a união da categoria é uma das principais bandeiras da gestão de Walter Jorge João à frente do CFF. “Quanto mais unidos estivermos, mais forte seremos. Trazer a Plenária do CFF para se integrar ao Farmapolis é uma forma compartilhar o conhecimento, promover o debate sobre o crescimento da profissão e aproximar e unir os farmacêuticos que “regem” a profissão (Plenário do CFF), os farmacêuticos que ensinam e pesquisam (docentes), os que ainda estudam e os que já atuam nas diversas atividades que a Farmácia proporciona”, disse o Presidente do CFF.

Durante dois dias, 27 conselheiros federais de farmácia apresentaram propostas de resolução e votaram processos éticos. As discussões e votações sobre criação ou alteração de resoluções são abertas ao Plenário do CFF, composto por 27 Conselheiros Federais que representam farmacêuticos de todos os Estados brasileiros. Uma vez proclamado o resultado, a decisão do Plenário recebe a forma de Resolução e segue para publicação no “Diário Oficial da União”.

CFF no Farmapolis - No dia 8 de novembro, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), como parte da programação do Farmapolis 2012, foi realizada a mesa redonda “A autoridade Técnica do Farmacêutico e a autoridade do Estado – Âmbito e Regulação Sanitária”, que debateu a necessidade de harmonizar o entendimento legal sobre o exercício profissional e fiscalização sanitária entre os três níveis de vigilância sanitária e os conselhos profissionais. Participaram do debate os farmacêuticos Walter da Silva Jorge João, Presidente do CFF; Norberto Rech, Gerente Geral de Medicamentos da Anvisa; Raquel Ribeiro Bitencourt, Diretora da Vigilãncia Sanitária de Santa Catarina; Alice Portugal, Deputada Federal(PcdoB/BA) e Presidente da Frente Parlamentar da Assistência Farmacêutica, e Célia Chaves, Diretora da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

A mesa redonda “Farmacêuticas e Farmacêuticos do setor público e privado nas redes de atenção à saúde” foi realizada no dia 9 de outubro, no auditório Guarapuvu da UFSC, e contou com a participação do Vice-presidente do CFF, Valmir de Santi; do Diretor Adjunto do Departamento de Atenção Básica (DAB/Ministério da Saúde), Alexandre Florêncio, e do Diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF/Ministério da Saúde), José Miguel do Nascimento Júnior.

O assessor da presidência do CFF, Tarcísio José Palhano, o assessor técnico, José Luiz Maldonado, e o assessor jurídico, Gustavo Beraldo, participaram de debates e cursos sobre “Responsabilidades ética, civil, criminal e sanitária do farmacêutico”; “Organização do trabalho farmacêutico na atenção primária à saúde”; “Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição (MIP)”; “Salário, jornada, local de trabalho e carreira do farmacêutico” e a oficina prática sobre “Uso de dispositivos inalatórios em doenças respiratórias crônicas”, ministrada pela assessora técnica do CFF, Josélia Frade. Mais informações e a programação completa da 16ª edição do Farmapolis podem ser acessadas no site http://farmapolis.org.br/2012/

Homenagem - Políticos, dirigentes de entidades farmacêuticas, farmacêuticos e estudantes estiveram presentes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), no dia 8 de novembro, durante a Sessão Especial que homenageou personalidades importantes para a luta pela transformação da Farmácia em Estabelecimento de Saúde. O evento foi presidido pelo Deputado Reno Caramori, representando o presidente da Casa, Gelson Merísio.

A Alesc ofereceu placas de honra ao Conselho Federal de Farmácia (CFF), Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF-SC), Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina (Sindifar/Sc), e à Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Também receberam homenagem Marcos Moser, representante do Senador Paulo Bauer (PSDB/SC); a Deputada Alice Portugal; José Miguel do Nascimento Junior, Diretor do Ministério da Saúde; Norberto Rech, Diretor de Medicamentos da Anvisa; e o Deputado Reno Caramori, representando o Deputado Gelson Merisio.

Representando os homenageados da noite, a Deputada Alice Portugal agradeceu a honraria. “É uma honra contar com o reconhecimento desta casa legislativa, que abre suas portas para os farmacêuticos que lutam pela transformação da farmácia em estabelecimento de saúde para toda a sociedade. Medicamento é vida, vida precisa de cuidado, e cuidar de vidas, nós, farmacêuticos, sabemos fazer”, completou.

Fonte: CFF, com informações do CRF/SC, Farmapolis e ALESC
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700