Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CONGRESSO DA FIP: Dr. Walter Jorge pede união dos farmacêuticos sul-americanos

Data: 10/10/2012

Os farmacêuticos sul-americanos devem buscar o caminho da união e não se intimidar, diante das dificuldades que atingem a profissão farmacêutica, na região. O apelo foi feito pelo Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, no sábado (06/10), durante a reunião preparatória dos diretores das entidades farmacêuticas latino-americanas para o encontro destes com o Presidente da FIP (Federação Internacional de Farmacêuticos), Michel Buhmann, no domingo, em Amsterdã (Holanda), durante a realização do “72nd FIP World Congress of PharmacyPharmaceutical Science”. Walter Jorge foi firme, ao sustentar que a FIP deve buscar uma aproximação com os farmacêuticos dos países da América Latina, com vistas a fortalecer a profissão fortalecer e as lutas em defesa da saúde dos seus povos. O Congresso tem por tema “Melhorar a saúde por meio do uso responsável de medicamentos”.

O diretor do CFF, dirigindo-se aos presidentes Federação Pan-Americana de Farmácia (Fepafar), Ricardo Aizcorbe; da Fefas (Federação Farmacêutica Sul-americana), Grisel Fernández; do Fórum Farmacêutico das Américas (FFA), Eduardo Sávio; e à recém-eleita Vice-presidente da FIP, Carmen Peña, deixou claro que não se está buscando transferir a solução dos problemas da região à FIP. “Mas precisamos do apoio da Federação para fortalecer a nossa luta”, insistiu.

Dr. Walter Jorge abordou diversos aspectos que deveriam ser questionados à FIP, entre os quais o que a entidade faz para divulgar suas ações. E pediu que a Federação dê visibilidade ao seu trabalho diante das autoridades sanitárias e políticas e busque junto a estas construir um canal de comunicação permanente, com o objetivo de alterar o quadro de dificuldades por que passam os farmacêuticos sul-americanos. “É preciso sair do estado de pessimismo e acomodação”, conclamou o Presidente do CFF.

Pediu, ainda, que os países que integram a Federação saibam dos resultados da reunião dos ministros dos países e cobrem resultados do encontro. Ele disse que há muitos problemas comuns enfrentados pelos farmacêuticos sul-americanos. E citou o caso, no Brasil, de técnicos de farmácia que têm conseguido na Justiça o direito de exercer a responsabilidade pelos estabelecimentos farmacêuticos.

Walter Jorge aproveitou o cenário internacional para denunciar o reverso sofrido, no Brasil, com relação aos medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que, por força de uma resolução passaram a ser colocados atrás dos balcões das farmácias, evitando-se o contato dos usuários com os produtos, e, depois, graças a outra resolução, voltaram para fora dos balcões. A crítica do diretor do CFF foi inteiramente dirigida à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pelas duas normas. Ele acrescentou que o CFF encaminhou um ofício administrativo à Anvisa, cobrando do órgão a apresentação do documento com a pesquisa que, segundo a Agência, fundamentou a volta dos MIPs para fora do balcão das farmácias. Walter Jorge pediu apoio à FIP para essa ação.

A prescrição farmacêutica, também, foi abordada pelo Presidente do CFF. Ele pediu o apoio das entidades para que a população brasileira possa ter direito a esse serviço profissional e citou que, em vários países, os farmacêuticos estão avançando nessa área. “Estamos trabalhando, no sentido de mudar esses rumos e, como exemplo, temos a realização pelo CFF da oficina da farmácia comunitária, junho deste ano. Os participantes da reunião vão elaborar um documento para ser encaminhado ao Comitê Executivo da FIP”.

Dr. Walter Jorge aproveitou para parabenizar a Dra. Carmen Peña por sua eleição para Vice-presidente da FIP e revelou o apoio do CFF à sua candidatura. Ele ressaltou as presenças, no encontro, do Presidente e da Secretária-Geral do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), Pedro Menegasso e Priscila Dejuste; da Presidente do CRF-SC, Hortência Salett Müller Tierling; do Presidente do CRF-RJ, Paulo Oracy; do Presidente da Academia Nacional de Farmácia, Lauro Moretto; e do Coordenador Técnico-científico do Cebrim, Tarcísio Palhano. Participaram da reunião, também, representantes da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Panamá, México e Uruguai.

FIP E CFF – O Presidente da FIP, Michel Buchmann, convidou o Presidente do CFF, Walter Jorge, para uma reunião exclusiva entre os dois dirigentes. O encontro aconteceu, no domingo, em Amsterdã. Dr. Buchmann enfatizou a questão dos MIPs, no Brasil, abordada por Walter Jorge. Disse saber que se trata de um problema comum a vários países sul-americanos.

Dr. Walter não tratou de outros pontos que ensejaram os encontros de líderes continentais com representantes da FIP, porque os demais assuntos já haviam sido discutidos na reunião preliminar, realizada, no sábado, e constarão de um documento a ser encaminhado ao Comitê Executivo da FIP.

Dr. Walter Jorge João aproveitou o encontro para convidar o Presidente da FIP para a vir ao Brasil, em 2013, a fim de cumprir uma agenda a ser estabelecida pelo CFF junto a autoridades de saúde, profissionais e políticos, mas que certamente irá girar em torno de assuntos de interesse da farmácia brasileira. Na oportunidade, Michel Buchmann seria condecorado com a Comenda do Mérito Farmacêutico Internacional pelo CFF. O Presidente da Federação agradeceu e aceitou o convite, e informou  que precisa da anuência do Comitê Executivo da entidade e de conciliar a vinda com outros compromissos.

BRITISH NATIONAL FORMULARY - Na sexta-feira, Dr. Walter Jorge reuniu-se com o Dr. Duncan Enright, Diretor de Publicação do British National Formulary (BNF), da Royal Farmaceutical Society of Great Britain. O encontro, realizado a pedido de Duncan Enright, teve por finalidade a busca de parceria entre as duas instituições para a elaboração do Formulário Terapêutico Brasileiro. Eles se comprometeram a elaborar e trocar projetos preliminares. Walter Jorge convidou o Duncan Enright para visitar o Brasil, em janeiro de 2013, para conhecer as instalações e o grupo técnico do CFF e Cebrim. Da reunião, participaram o Secretário-Geral do CFF, José Vílmore Lopes Júnior; Priscila Dejuste, Pedro Menegasso e Tarcísio Palhano.             

FARMÁCIA COMUNITÁRIA – Uma reunião marcou o setor de farmácia comunitária. Como tinha outra reunião, no mesmo horário, o Presidente do Conselho, Walter Jorge, não pode participar do encontro. O CFF foi representado pelo Diretor Secretário-Geral, José Vílmore da Silva Lopes Júnior. Agenda do encontro: confirmação das atas da reunião do Comitê de Direção, realizada, em 2011, em Hyderabad, India; relatório anual e relatório financeiro de 2011; mudança no Estatuto da Seção de Farmácia Comunitária. Na reunião, foi eleito o novo secretário da Seção, uma vez que a Secretária, Dra. Eeva Teräsalmi, passará a ocupar um novo cargo na Direção da FIP. 

 

Fonte: CFF
Autor: Aloísio Brandão, Jornalista e Assessor de Imprensa do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700