Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Prescrição em foco

Data: 27/09/2012

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, participou, no dia 25 de setembro, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS), de uma mesa-redonda sobre “Prescrição Farmacêutica”. A reunião contou, também, com a presença de assessores técnicos do CFF; do Presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Ademir Valério, e de farmacêuticos gaúchos. A mesa-redonda foi realizada durante a Semana do Farmacêutico do Rio Grande do Sul, evento que debaterá, até o dia 30 de setembro, temas relevantes para a categoria e os desafios da profissão.

Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente do CRF/RS, Diogo dos Santos Miron. Durante a mesa-redonda, o Presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João deixou claro que o CFF quer “ouvir quem está na trincheira”, atendendo diariamente os usuários das mais de 80.000 mil farmácias, no Brasil, sobre como se sentem frente à possibilidade de prescreverem os medicamentos isentos de prescrição. “Queremos refletir com a categoria quais os benefícios e dificuldades para a implantação dessa prática no Brasil”, disse.

Os farmacêuticos assessores do CFF, José Luis Maldonado, Josélia Frade e Pamela Alejandra apresentaram aos farmacêuticos diferentes conceitos de prescrição; ações do CFF direcionadas aos serviços farmacêuticos; resoluções que tratam do âmbito profissional e da prescrição farmacêutica. O objetivo das apresentações foi possibilitar reflexões e diálogo com os farmacêuticos participantes do evento.

HISTÓRICO - Em uma ação inédita no País, o CFF reuniu, em Brasília, em junho de 2012, 40 (quarenta) excelências da profissão farmacêutica, entre docentes da área clínica de cursos de Farmácia e representes de instituições científicas, em torno de um amplo debate sobre os serviços farmacêuticos, em farmácias comunitárias. Após este evento, está em processo de construção um documento que irá tratar desses serviços..

Walter Jorge lembrou o ineditismo do feito – o de reunir a academia para debater serviços farmacêuticos, nas farmácias comunitárias. “Aqui, vamos discutir um assunto que está no âmago de nossa profissão, que é a prescrição farmacêutica”, disse o Presidente do CFF.
Para Dr. Walter Jorge, é preciso saber quais instrumentos legais respaldam a prescrição por outros profissionais. “Ninguém questiona a prescrição realizada por outros profissionais, mas questiona a prescrição feita por aquele que é a autoridade máxima em medicamentos e em terapia medicamentosa: o farmacêutico”, declarou.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700