Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Em entrevista à TV Mirante (Rede Globo), Presidente do CFF, Walter Jorge João, diz que medida da Anvisa é um retrocesso

Data: 31/08/2012

 Desde o dia 27 desse mês está liberada, pela Anvisa, a venda de remédios isentos de receita, nas gôndolas das farmácias. Mas, os farmacêuticos alertam para os riscos da automedicação com o fácil acesso aos medicamentos. Todo medicamento que pode chegar ao paciente sem a necessidade de prescrição médica agora pode ser vendido fora do balcão de uma farmácia.

Isso inclui uma lista extensa de medicamentos contra a gripe, antiácidos, alguns analgésicos e traz para o dia-a-dia das pessoas uma mudança de hábito significativa, que não deixa de ser também polêmica. Os farmacêuticos acham que a medida oferece riscos à saúde das pessoas porque, entre outras coisas, estimula a automedicação.

O medo maior de quem é contra a medida vem dos efeitos da medicação voluntária que, certamente, é realizada por quem desconhece a fórmula usada na produção do remédio. O Conselho Federal de Farmácia , o Conselho Federal de Medicina e a Federação Nacional dos Farmacêuticos divulgaram, nota à sociedade na qual criticam, a decisão tomada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

De acordo com a Anvisa, a decisão de posicionar os remédios de venda livre atrás do balcão não contribuiu para reduzir o número de intoxicações no Brasil. Em abril deste ano, o tema foi submetido a uma consulta pública, que ficou aberta por um período de trinta dias. As contribuições apontaram para o fim da proibição. O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva afirma que a decisão da Anvisa é um grande equívoco. " No nosso entendimento houve um grande equívoco nessa decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O que questionamos muito foi para que se colocar um assunto desse em consulta pública, e promover a realização de audiência pública, se o resultado não é respeitado pela própria agência. É um retrocesso", afirmou.

Clique aqui e assista ao vídeo - http://migre.me/awyfi

 

Fonte: Fonte: www.g1.globo.com
Autor: Fonte: www.g1.globo.com

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700