Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF no IV Fórum Internacional sobre segurança do paciente

Data: 23/08/2012

Para o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) Walter Jorge João, o trabalho conjunto dos profissionais da saúde pode minimizar os problemas que envolvem os erros com medicação. “Se os erros de medicação são cometidos nas etapas de prescrição, dispensação e administração, e se a utilização dos medicamentos constitui um processo multi e interdisciplinar, que exige conhecimento amplo, consistente e profundo por parte dos profissionais envolvidos, não é legítimo defendermos a participação dos farmacêuticos nas equipes de saúde? O CFM e o Cofen nos apoiam?”, disse o Presidente do CFF, na abertura do o IV Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente – Erros de Medicação, evento realizado pelo Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP-Brasil), nos dias 17 e 18 de agosto, em Belo Horizonte (MG).

No discurso, Walter Jorge João fez, ainda, um breve balanço dos primeiros oito meses de sua gestão à frente do CFF, destacando ações como o empenho da instituição na aprovação de projetos de lei de interesse da categoria; a liderança exercida pelo CFF no processo que culminou com o veto presidencial ao artigo 8º da MP nº 549-B (que autorizava a venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados); a campanha de valorização profissional e a compra da nova sede do CFF, em Brasília, entre outras.

EVENTO – Para a Comissão Organizadora do IV Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente – Erros de Medicação, o evento foi um sucesso. “Contamos com a participação de cerca de 1.100 pessoas, entre palestrantes (nacionais e internacionais), especialistas em segurança na área da saúde, farmacêuticos, médicos, enfermeiros, acadêmicos, gestores e representantes da indústria farmacêutica. Tal encontro permite o enriquecimento e o aprofundamento do debate. O desafio é a busca de práticas mais seguras no uso de medicamentos e o atendimento de qualidade ao paciente”, disse Mário Borges Rosa, Presidente do ISMP-Brasil, e integrante da Comissão Organizadora.

Além do Presidente do CFF, Walter Jorge João, os farmacêuticos Daniel Correa, Cláudia Serafim e José Luis Maldonado representaram a instituição em cursos, palestras e conferências. “Eventos como este são oportunidades únicas de intercâmbio entre diferentes profissionais da saúde, acadêmicos, pesquisadores e indústria na busca de práticas mais seguras e eficientes no uso de medicamentos”, afirmou Cláudia Serafim.

O IV Fórum Internacional sobre Segurança do Paciente contou com convidados como os farmacêuticos John Michael Kessler (Estados Unidos), Salvador Enrique Cabrera Figueroa (Chile), Divaldo Pereira de Lyra Júnior (Brasil/Sergipe), Helaine Carneiro Capucho (Brasil/Distrito Federal), Denise Bueno (Brasil/Rio Grande do Sul), entre outros. Além de palestras, mesas redondas, cursos e conferências, o evento contou com a apresentação de 207 trabalhos científicos, de todo País, sobre segurança do paciente no uso de medicamentos.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700