Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF participa de debate sobre automedicação, na Tv Câmara

Data: 10/10/2008

A "TV Câmara" exibe, no dia 22 de outubro, às 21h30, o programa Participação Popular, com o tema "risco da automedicação". O programa foi gravado, no dia 8 de outubro de 2008 e, além da participação da população, com perguntas feitas, nas ruas, o debate contou com a presença do Presidente do Conselho Federal de Farmácia(CFF), Jaldo de Souza Santos; dos Deputados José Aristodemo Pinotti (DEM/SP) e Alice Portugal (PCdoB/BA); do Coordenador do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT), Renato Viscardi; da Coordenadora do curso de Pós-graduação de Farmacologia Clínica da UnB, Patrícia Medeiros; da Chefe da Unidade de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda da Anvisa, Ana Paula Massera. Participaram, ainda, representantes da comunidade.

 As principais dúvidas da população estão relacionadas às intoxicações, um dos perigos da automedicação. O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, esclareceu que o medicamento oferece riscos, pois, é um produto químico que pode curar, ou matar, depende da dose. "As orientações sobre uso, posologia, forma de armazenamento, são atribuições do farmacêutico", disse. Souza Santos disse ainda que até mesmo medicamentos aparentemente inofensivos, como colírios, podem desencadear reações graves. "Por isso, a farmácia, que é um estabelecimento de saúde, precisa, sempre, contar com os serviços farmacêuticos", completou.
 
O programa Participação Popular com o tema "riscos da automedicação" estréia, no dia 22 de outubro (quarta-feira), às 21h30, na "TV Câmara". Será reprisado, nos dias 24 (sexta-feira), às 6h30; no dia 25 (sábado), às 10h30; no dia 26 (domingo), às 4 h e às 14 h; no dia 27 (segunda-feira), às 11h30;  e no dia 29, às  5h30.
 
A 'TV Câmara" pode ser sintonizada no canal 27 em UHF, no Distrito Federal, e nos canais 14 da NET (no DF), Sky 113, da TECSat 16, 235 da Direct TV, 67 da TVA (Grande São Paulo) e por antena parabólica, em todo o País. Na Internet, a "TV Câmara" pode ser assistida ao vivo pelo endereço www.tv.camara.gov.br. Programas anteriores podem ser vistos pela Internet. Basta acessar http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=programas&programa=153

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700