Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Discurso do Presidente do CFF, na abertura do Congresso da SBAC, incentiva a mobilização do setor

Data: 02/07/2012

 Foi listando os problemas dos laboratórios das análises clínicas e pedindo a união do setor que o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João iniciou seu discurso, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 01 de julho, durante abertura do 39º Congresso Brasileiro de Análises Clínicas (CBAC) e 12º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica. Os eventos começaram no dia 1º e seguem até o dia 4 de julho, no Centro de Convenções SulAmérica, na capital carioca.

Ao destacar a importância do setor, Jorge João lembrou que os resultados das análises clínico-laboratoriais são imprescindíveis para as decisões clínicas, pois cerca de 70% delas dependem dos resultados de exames realizados nos laboratórios. Mesmo sendo essencial para a decisão médica, o setor não tem o devido reconhecimento. “Há 18 anos o SUS não reajusta a tabela de preços da maioria serviços prestados pelos laboratórios, sem contar que, os gastos do Sistema, com laboratórios, não chegam a 4%. Muito pouco diante da importância do setor”, afirmou o Presidente do CFF.

Em seu discurso, Jorge João lembrou da falta de compromisso da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do próprio Ministério da Saúde, para com o setor. “Os contratos não estão sendo fiscalizados pela ANS, e, assim, os reajustes, previstos para cada ano, não estão acontecendo. Tenho, ainda, que lembrar a todos os presentes que, em 2011, o CFF, SBAC, Confederação Nacional de Saúde e a Deputada Federal e farmacêutica Alice Portugal entregamos ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, dois documentos com a lista de 50 procedimentos com valores defasados e detalhando a grave situação enfrentada por laboratórios. O Ministro Padilha prometeu criar um grupo de trabalho para analisar as questões. Até hoje, nada foi feito”, destacou o dirigente.

Diante dos problemas com a tabela de preços, da concorrência desleal de operadoras de saúde que montam seus próprios laboratórios e de grandes empresas estão comprando os pequenos e médios laboratórios, Walter Jorge João pediu a união da categoria. “Vou convidar as entidades que representam o setor, autoridades, parlamentares e cientistas das análises clínicas para estudarmos a melhor forma de reverter tal situação. Toda e qualquer atividade profissional só se fortalece se estiver unida em prol de um bem comum. E nesse caso, o que está em jogo é o reconhecimento que as análises clínicas merecem, e também, os serviços de qualidade que saúde brasileira tanto precisa”, completou Walter Jorge João.

CONGRESSO - durante a abertura, o Presidente da SBAC, Irineu Grinberg, destacou a programação científica dos eventos, em especial a palestra “O futuro do laboratório e o meio ambiente”, com o italiano, Paolo Mocarelli, entre outras. Para o Presidente da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC) e Conselheiro Federal de Farmácia pelo Estado de Pernambuco, Carlos Eduardo de Queiroz Lima, é um desafio organizar um evento cuja programação possibilite debates e principalmente enriquecimento profissional para todos os congressistas. “Neste sentido, elaboramos uma programação que mescla desde os aspectos práticos relacionados ao citodiagnóstico, o controle da qualidade, epidemiologia e recentes avanços em pesquisas relacionadas ao câncer. Os Congressos têm-se mostrado uma excelente oportunidade para atualização profissional e um momento ímpar de conhecer ou reencontrar citologistas de todas as partes do Brasil, além de propiciar um contato direto com nossa entidade e conselhos de classe, onde, com certeza, o resultado final será o nosso enriquecimento profissional”, concluiu Queiroz Lima.

Mais informações sobre o CBAC, clique aqui

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700