Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF realiza 396ª Reunião Plenária

Data: 29/06/2012

 Nos dias 28 e 29 de junho, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou a sua 396ª Reunião Plenária. Durante a reunião, o plenário do CFF, formado por 27 Conselheiros Federais aprovaram a proposta de Resolução que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na área da Genética Humana e um documento à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) com a posição do CFF sobre a disposição dos MIPs; receberam a visita de Carlos Eduardo Jerez, Presidente do Congresso Fefas 2012; aprovaram a campanha publicitária para 2012 e, ainda, votaram processos éticos.

Na próxima semana, o CFF deve publicar, no Diário Oficial da União (DOU), e em seu site, a Resolução que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico na área da Genética Humana. De acordo com o texto da Proposta de Resolução, apresentado pela Conselheira Federal pelo Rio Grande do Norte, Lenira da Costa, e aprovado pelo Plenário, são atribuições do farmacêutico, no segmento de biologia Molecular, a coleta de material para posterior análise, preparo de reagentes e soluções, entre outras atribuições. A Resolução também prevê as atribuições do farmacêutico na área da Genética Humana, nos segmentos como Citogenética, Genética do câncer, Imunogenética e Histocompatibilidade, Análise de grau de parentesco pelo exame de DNA, Análise de Genética Bioquímica, Aconselhamento Genético, Farmacogenética, Genética populacional.

MIPs – No dia 28 de junho foi realizada, pela Anvisa, uma audiência pública para tratar da revogação da IN nº 10, de modo a possibilitar o acesso do usuário aos medicamentos isentos de prescrição (MIPs) por meio do autoserviço. Na oportunidade, os Diretores do CFF entregaram ao Diretor-Presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, documentos com argumentos que justificam a posição contrária do CFF à revogação da IN nº10.

Para reforçar a posição da instituição, o Plenário, com apoio de assessores técnicos e da Presidência elaboraram um documento em que o CFF reitera seu posicionamento contrário à proposta da Anvisa. (Clique, aqui, e acesse o documento na íntegra)

“Os dados apresentados pela Agência sobre registro de intoxicações causadas por MIPs não são consistentes, pois não levam em conta legislações estaduais que permitem a venda de MIPS fora dos balcões. Qualquer decisão sobre MIPs deve ser respaldada em estudos mais aprofundados. Ademais, é preciso que a Anvisa considere que das 152 manifestações encaminhadas à Consulta Pública nº 27, proposta pela própria Agência, 71% foram contrárias à revogação da IN nº 10/2009”, disse o Presidente do CFF, Walter Jorge João

FEFAS – Durante a 396ª Plenária, o CFF recebeu a visita do farmacêutico colombiano Carlos Eduardo Jerez, Presidente do Congresso da Fefas 2012(Federação Farmacêutica SulAmericana), evento que será realizado em Cartagena (Colombia), de 16 a 18 de agosto. Na oportunidade, Jerez convidou os Diretores do CFF, Conselheiros Federais, os Diretores de Conselhos Regionais e todos os farmacêuticos brasileiros a participarem do evento. Mais informações sobre o Congresso da Fefas 2012, no site http://www.fefas2012.com/

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL – Durante a Reunião, o Vice-Presidente do CFF, Valmir de Santi, apresentou aos Conselheiros Federais, Assessores e Diretores de Regionais presentes a primeira campanha publicitária nacional de valorização profissional do CFF, em parceria com todos os Conselhos Regionais. Nesta parceria, o CFF produziu as peças, fará a divulgação nacional de algumas delas, e os CRFs farão a reprodução e divulgação em seus respectivos Estados.

“Uma campanha nacional de valorização profissional é uma demanda antiga da categoria. Com a contratação de uma agência de publicidade e apoio de todos os CRFs, o CFF deve realizar, em 2012, três campanhas de valorização: a primeira, que foi apresentada, destaca as áreas de atuação como análises clínicas, cosméticos e alimentos; e as próximas devem tratar da atuação do farmacêutico, na farmácia e do combate à automedicação”, disse Valmir de Santi.

 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700