Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF no Conasems

Data: 14/06/2012

Entre os dias 11 a 14 de junho de 2012 foram realizados, em Maceió (AL), o XXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, o IX Congresso Brasileiro de Saúde e o IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, todos promovidos pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Durante os quatro dias foram realizados oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações, painéis e “Café com Idéias” - abordando diversos temas ligados à saúde pública e às políticas de saúde. O Congresso de Secretarias Municipais contou, ainda, com a Feira BRASIL Aqui tem SUS, onde foram montados estandes de diversas instituições para expor suas experiências e mecanismos de interação com o SUS, dentre elas o Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A Comissão de Saúde Pública do CFF esteve presente durante todo evento fazendo visitas aos estandes das Secretarias de Saúde e conselhos de classe distribuindo material institucional, conversando com os gestores sobre a importância de uma assistência farmacêutica eficiente, para a gestão e para os usuários do SUS. Na oportunidade, a Comissão realizou a reunião ordinária mensal e organizou o I Encontro Nacional das Comissões de Saúde Pública dos Conselhos de Farmácia que será realizado o dia 4 de julho de 2012, em São Paulo (SP).

Estiveram presentes nos eventos e na Feira, o Secretário-Geral do CFF, José Vílmore; os farmacêuticos Lúcia Sales, Silvana Leite, Silvio Machado, Lorena Baia e Wilson Hiroshi, integrantes da Comissão de Saúde Pública do CFF; e os Conselheiros Federais, Marília Cunha (DF) e José Gildo (AL).

Na solenidade de abertura foi destacada a importância de o congresso ser realizado às vésperas das eleições para prefeitos nos municípios brasileiros. “Os debates que já aconteceram e ainda vão ser realizados nos próximos dias vão nos ajudar a construir o planejamento, os relatórios de gestão, a lei de diretrizes orçamentárias municipais para o próximo ano no sentido de ajudarmos os novos gestores que vão assumir após as eleições. Além disso, durante as campanhas, o Conasems fará um trabalho para que os planos de saúde sejam reais, sem promessas abusivas e inapropriadas para seu cumprimento”, ressaltou o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Antônio Nardi.

O Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ministro Alexandre Padilha, ressaltou a importância dos secretários de saúde municipais e estaduais para a implementação das políticas públicas de saúde e dos programas do Ministério. “Graças à participação dos secretários de saúde conseguimos, no ano passado, reduzir em 21% os óbitos maternos no país, caiu pela metade da mortalidade infantil, tivemos a menor taxa de malária dos últimos 25 anos e recorde de transplantes. Como reconhecimento desse momento, durante a Rio+20 a Organização Mundial de Saúde vai entregar ao SUS o reconhecimento que o Brasil já atingiu a meta do milênio de redução da incidência de tuberculose no Brasil. Tenho certeza que os dados só foram possíveis graças à nossa pactuação”, reconheceu Padilha.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa, com informações de Dra Lúcia de Fátima Salles e Conasems

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700