Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF fala de serviços farmacêuticos no envelhecimento saudável da população

Data: 16/05/2012

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta os países para adoção de medidas que garantam o envelhecimento saudável da população e, nós, farmacêuticos, temos papel fundamental nessa missão”. Essa foi a tônica do discurso do Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, na abertura do 4° Congresso Científico do Varejo Farmacêutico, hoje (16.05), no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro. O evento tem como tema principal os “Cenários e Tendências na Assistência Farmacêutica ao Paciente Idoso”.

Em seu pronunciamento, Walter Jorge João, Presidente de Honra do Congresso, lembrou que a expectativa de vida vem aumentando, no mundo inteiro, e no Brasil, a média passou de 62,57 anos, em 1980, para 73,1 anos, em 2009. Atualmente, o Brasil tem mais de 25 milhões de brasileiros com mais de 60 anos e, até 2050, metade da população será constituída por idosos. “Essa transformação preocupa os profissionais da área da saúde e deve preocupar muito também o farmacêutico”, ressaltou o Presidente do CFF.

Para Walter Jorge João, a crescente expectativa de vida é preocupante, porque representa um custo sanitário. “Apesar da relevância na recuperação da saúde de todos, é entre os idosos que o medicamento merece uma atenção especial. Afinal, 80% dos idosos fazem uso diário de algum tipo de fármaco, mais de um quarto dos medicamentos é prescrito para idosos, e muitos fazem uso de vários tipos de medicamentos – a polifarmácia -, o que aumenta o risco de interações e intoxicações”, explicou o dirigente.

Ele lembrou a OMS, para a qual as autoridades de saúde precisam disponibilizar mecanismos de controle de doenças crônicas não transmissíveis que mais atacam os idosos, como as doenças cardíacas, diabetes e doenças pulmonares. O Presidente CFF disse que a maioria das enfermidades típicas da terceira idade pode ser prevenida ou ser tratada com baixo custo. “O constante monitoramento da pressão sanguínea é um serviço farmacêutico, tem caráter preventivo e, praticamente, não tem custo”, exemplificou o dirigente.

O farmacêutico, segundo Walter Jorge João, tem papel fundamental na garantia de um envelhecimento saudável para a população. É responsabilidade do farmacêutico - seja no Sistema Único de Saúde (SUS), nas farmácias e drogarias comunitárias, ou nas farmácias hospitalares - o acompanhamento terapêutico, a promoção da adesão ao tratamento e, consequentemente, a plena recuperação da saúde do paciente.

“O farmacêutico é o profissional da saúde que mais tem contato com pacientes diabéticos, hipertensos ou portadores de doenças cardiovasculares e pulmonares, males que mais atingem os idosos. Os serviços farmacêuticos são fundamentais para a promoção da saúde dos idosos, mas é preciso que o farmacêutico esteja, nas farmácias e drogarias comunitárias e no SUS (Sistema Único de Saúde). Não há saúde sem serviços farmacêuticos ”, enfatizou o Presidente do CFF.

A criação do Programa Aqui tem Farmácia Popular, pelo Governo Federal, e a estratégia universal de dispensação de medicamentos para hipertensão arterial e diabetes mellitus, nos estabelecimentos farmacêuticos, segundo Walter Jorge João, é uma grande conquista, mas o dirigente alerta quanto aos cuidados com o paciente. “Não basta quadriplicar o acesso aos medicamentos disponíveis. Há de se qualificar o atendimento, com a efetiva participação do farmacêutico nos procedimentos de orientação e acompanhamento dos pacientes. Temos a convicção de que os estabelecimentos dispensadores de medicamentos e os profissionais farmacêuticos devem contribuir decididamente para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros, com ênfase nos cuidados voltados aos pacientes da terceira idade”, finalizou Walter Jorge João.

EVENTO – O 4° Congresso Científico do Varejo Farmacêutico foi aberto, nesta quarta-feira (16.05.12), no Rio de Janeiro, numa solenidade cuja Mesa contou com a participação do Presidente do CFF, Walter Jorge João (Presidente de Honra do Congresso); do Presidente da Associação dos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (Afaerj), Marcus Vinícius Athila; do Presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Rio de Janeiro (Ascoferj) e Diretor do Centro de Estudos Técnicos Farmacêuticos (CeteFarma), Luís Carlos Caspary Marins; da Presidente da Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais-Rio de janeiro (Anfarmag/RJ), Maria Cristina Ferreira Silva; do Presidente da Academia Brasileira de Farmácia Militar (Abrafarm), Rogério Ribeiro Dias; do Assessor da Presidência da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma), Nelson Grecov; do Titular da Delegacia do Consumidor do Rio de Janeiro, Paulo Roberto Lima; do representante do Sistema de Farmacovigilância do Rio de Janeiro, Pedro Magalhães Crispim; e do Gerente de Fiscalização da Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro, Paulo Maurício Ballado.

Como parte da abertura do 4º Congresso Científico do Comércio Farmacêutico, foi realizada a palestra “Gestão Integral: um desafio para paciente polimedicados”, com o farmacêutico espanhol Manuel Machuca, Doutor em Farmácia e Mestre em promoção da saúde e apoio ao paciente pela Universidade de Sevilha. Na oportunidade, o Presidente do CFF, Walter Jorge João, foi homenageado com uma placa, pela organização do Congresso, representada pela Conselheira Federal de Farmácia, Ana Paula de Almeida.

O Congresso vai até a próxima sexta (18.05), e contará com a realização de palestras, como “Assistência ao idoso – uma janela de oportunidade”, com o farmacêutico português Jorge Aperta; “Aconselhamento ao paciente idoso”, com o Assessor da Presidência do CFF, Tarcísio José Palhano, Professor de Farmácia Clínica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); “A importância da atividade física como fator de prevenção e enfermidades”, com Estélio Dantas, Presidente da Rede Euroamericana de Motricidade Humana, entre outras.

O Congresso acontece, simultaneamente à ExpoPharma, feira com a melhores e maiores empresas do setor farmacêutico, incluindo indústria, comércio, varejo e prestação de serviços. Detalhes no site www.expopharma.com.br

REUNIÃO PLENÁRIA – Durante o Congresso, o CFF realiza a sua 395ª Reunião Plenária. Em pauta, o debate sobre a proposta de resolução que dispõe sobre atribuições do farmacêutico na área da genética humana; e sobre a orientação do Conselho Federal de Farmácia aos Conselhos Regionais quanto ao descarte correto de medicamentos, além da apreciação de processos éticos.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700