Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF se encontra com lideranças farmacêuticas no Ceará

Data: 24/04/2012

Dando continuidade ao projeto de conhecer as diferentes realidades dos farmacêuticos em cada Estado, o Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, se reuniu com lideranças farmacêuticas e profissionais cearenses, nesta segunda, dia 23, em Fortaleza (CE). Na oportunidade, os diretores do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF/CE) apresentaram projetos a serem desenvolvidos no biênio 2012-2013 e aproveitaram para lançar o livro "Conselho Regional de Farmácia do Ceará - 50 anos: Origens e Trajetória".

O Presidente do CFF explica que a missão, nestes primeiros meses de administração à frente da entidade, é conhecer a realidade regional, apresentar as novas propostas de gestão do CFF e, ainda, discutir  o desenvolvimento da profissão farmacêutica junto com as lideranças farmacêuticas de cada Estado. “Nossa gestão é sustentada pela transparência e união com todas as entidades que representam a categoria, principalmente, com os Conselhos Regionais de Farmácia. Temos que discutir a melhor forma de ação para contemplar a todos, com os objetivos finais de alcançar a valorização profissional e garantir  serviços de saúde de qualidade à população”, afirmou o dirigente.

Walter Jorge João destacou o trabalho que o CFF vem realizando, junto a parlamentares, na luta pela aprovação de projetos de lei em benefício da categoria, como o estabelecimento de piso salarial em nível nacional e a redução da jornada de trabalho para 30 horas: "O farmacêutico tem uma rotina de atuação profissional complexa, da mesma forma que outros profissionais que já conquistaram a redução da jornada de trabalho", disse o Presidente do CFF.

O Presidente do CRF/CE, Victor Feitosa Oliveira, ressaltou o papel de sua gestão em trabalhar junto com a categoria: "As portas do Conselho estão abertas para todos aqueles que, impulsionados pelo desejo de ver o crescimento dos nossos profissionais, queiram sugerir projetos e ações de proteção da imagem e valorização do farmacêutico na sociedade, assim como solicitar capacitações e expressar suas necessidades junto a este Conselho".

A relevância do evento foi ressaltada pela Conselheira Federal pelo Ceará, Lúcia Sales Costa: "Esse é um momento ímpar, pois não tenho a lembrança da presença de reunir um presidente do CFF junto às lideranças farmacêuticas do Ceará. Hoje vemos o Conselho Federal com a cara que queremos dar ao Conselho Regional de Farmácia do Ceará, com uma gestão participativa, uma gestão colegiada e com diretores abertos à categoria".

PROJETOS - Profissionais e lideranças farmacêuticas conheceram alguns projetos que o CRF/CE desenvolverá ao longo do biênio 2012-2013. O "Farmácia Amiga da Criança", por exemplo, visa estimular a atenção farmacêutica à primeira infância, com ações educativas de incentivo à amamentação e os cuidados na aquisição de produtos farmacêuticos, de acordo com a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeira (NBCAL).

A partir de maio, proprietários de farmácias serão sensibilizados sobre a importância da participação de farmacêuticos no Projeto. As ações serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, por meio do Núcleo de Atenção Primária GT Criança. A Comissão Técnica de Farmácia Comunitária do CRF/CE vai monitorar, por dois anos, a implementação e os resultados das ações nas farmácias.

Durante a reunião, também foi apresentada a campanha "Vigilância Sanitária sem Farmacêutico Não é legal", lançada durante o XII Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, entre dias 10 e 15 de abril no Crato, região Cariri (CE). Na ocasião, secretários municipais foram sensibilizados sobre a presença do farmacêutico nas células das VISAS. O Projeto realizará, em breve, um censo para diagnosticar, em âmbito estadual, a inserção do farmacêutico na Vigilância. Sobre esta ação, Walter Jorge João, salientou que "é um absurdo o farmacêutico ser fiscalizado pela Vigilância Sanitária por outro profissional de saúde que não o próprio farmacêutico".

O CRF/CE ainda participará, em 2012, da "Avaliação da Assistência Farmacêutica Básica no Estado do Ceará", projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde (COASF/SESA). Com a tabulação em mãos será possível desenvolver ações de promoção da assistência farmacêutica em todo Estado. 

Entre as boas notícias, sobre projetos e ações, os diretores do CRF/CE apresentaram o projeto da reforma do anexo do Conselho, que funcionará a poucos metros da sede, em Fortaleza. O anexo será um centro de capacitação farmacêutica para realização de palestras, cursos de atualização profissional e pós-graduação; e um espaço cultural, que abrigará a Academia Cearense de Farmácia e o Museu de Farmácia Professor Joaquim Frederico Rodrigues.


50 ANOS - Durante o evento foi realizado o lançamento do livro "Conselho Regional de Farmácia do Ceará 50 anos: Origens e Trajetória", que resgata as lutas e vitórias obtidas à categoria e reverencia personagens que merecem destaque na busca pela valorização do farmacêutico no Estado. O livro é resultado das ações em comemoração ao Jubileu de Ouro do órgão e o trabalho de pesquisa e edição foi coordenado pelo professor do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará, Edson Pereira. A publicação tem como grande trunfo o ineditismo, pois, pela primeira vez a história do CRF/CE é contada e, ainda, de forma contextualizada, com a evolução da profissão no Brasil, fatos inéditos sobre a fundação do Conselho Federal de Farmácia e o desenvolvimento dos Conselhos Regionais pelo país, com foco nas particularidades das conquistas da classe no Ceará. Isso faz com que o livro transcenda seu objetivo de importância aos profissionais cearenses e adquira relevância nacional.

Fonte: CFF/CRF/CE
Autor: Jackson de Moura ( assessor de imprensa do CRF/CE) e Veruska Narikawa (CFF)

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700