Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente CFF se reúne com farmacêuticos do Cebrim

Data: 14/03/2012

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, recebeu nesta terça-feira, dia 13, a visita dos farmacêuticos (pesquisadores) do Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos (Cebrim), órgão criado, em 1992, pelo CFF, para promover o uso racional de medicamentos. Estiveram presentes os farmacêuticos Rogério Hoefler, Alessandra Russo de Freitas, Antônio Marco Santana Souza e Pamela Alejandra Saavedra, todos pesquisadores do Cebrim, e o Assessor da Presidência, Tarcísio Palhano. O objetivo da reunião foi a apresentação de propostas para a melhoria das atividades do Centro.

Entre as propostas, o farmacêutico Rogério Hoefler sugeriu a indexação do Boletim Farmacoterapêutico, para facilitar e normatizar o acesso. “E assim aproximar, do CFF, pesquisadores de medicamentos e instituições ligadas ao medicamento, do Brasil e do exterior”, disse. Hoefler também sugeriu uma reaproximação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e instituições ligadas ao Ministério da Saúde, como o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF).

Os farmacêuticos também apresentaram publicações científicas que podem ser elaboradas pelo Cebrim e divulgadas entre os farmacêuticos como material de consulta e pesquisa.

O Presidente do CFF, Walter Jorge João deu apoio às propostas, e solicitou do Assessor da Presidência, Tarcísio Palhano, o resgate de todos os projetos que tratam da atuação do Cebrim. “Com a qualidade dos nossos pesquisadores, o Centro Brasileiro de Informações sobre Medicamentos tem todas as condições de crescer e se tornar referência mundial”, afirmou.

CEBRIM - Os serviços prestados pelo Cebrim/CFF têm como objetivo principal fornecer, a todos os profissionais da área da saúde, suporte para soluções de problemas específicos sobre a utilização de medicamentos, especialmente em situação clínica de um paciente. A execução destes serviços é realizada por farmacêuticos capacitados nessa atividade e fundamentada em informação técnico-científica imparcial, atualizada e de qualidade, conforme o conceito de condutas baseadas em evidências.

Responder perguntas encaminhadas por profissionais da saúde (informação reativa), o serviço nuclear oferecido pelo Cebrim/CFF, o qual é gratuito e estritamente confidencial.

Por meio do serviço de informação reativa, o Cebrim/CFF pode apoiar a resolução de vários tipos de problemas relacionados à utilização de medicamentos que, entre outros, incluem a identificação de fármacos e medicamentos nacionais e estrangeiros, de uso corrente ou em investigação; sua disponibilidade e/ou equivalência no mercado nacional e internacional; a identificação do mecanismo de ação, usos clínicos, eficácia, reações adversas e toxicidade de medicamentos; a posologia, duração e uso correto dos medicamentos em qualquer situação clínica; as possíveis interações dos medicamentos com álcool, alimentos e outros medicamentos; a interferência dos medicamentos com testes clínicos laboratoriais; o uso de medicamentos durante a gravidez e a lactação; a conservação dos medicamentos, principalmente quando se requer condições especiais. 

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700