Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Rede Globo envia comunicado ao CFF

Data: 30/11/2011

No dia 18 de novembro, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, enviou à Direção do Programa “A Grande Família” da Rede Globo de Televisão uma carta destacando a manifestação da categoria diante do comportamento do personagem “Libório”, um farmacêutico.

Embora, ainda não tenha respondido diretamente à solicitação do CFF, a Rede Globo enviou o seguinte comunicado:


Ao Conselho Federal de Farmácia

Agradecemos sua audiência e respeitamos a sua opinião.

Garantimos que sua crítica foi cuidadosamente lida e será encaminhada aos responsáveis.
Ainda assim, gostaríamos de esclarecer que não houve qualquer intenção dos autores da série de denegrir a imagem dos profissionais de área farmacêutica.

Temos consciência da importância da televisão, por isso mesmo a Rede Globo tem sempre demonstrado preocupação com seu papel social.

Vale lembrar, entretanto, que os programas humorísticos como A Grande Família são obras de ficção, sem compromisso com a realidade. Como "entretenimento", estão abertas a toda sorte de criação artística.

A história é resultado da imaginação do autor, está no terreno da fantasia, sem qualquer vínculo necessário com a realidade.

Apesar de todo o cuidado que a emissora tem em contextualizar as suas tramas, a dramaturgia da Rede Globo não se propõe a substituir o poder público e o papel dos órgãos de regulamentação da saúde.

Baseamos nosso relacionamento com o telespectador na transparência e no respeito, procurando nos aprimorar cada vez mais para continuarmos sendo a televisão preferida dos brasileiros.

Cordialmente,
Rede Globo

 

 

 

Carta do Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, enviada no dia 18 de novembro

Senhor Diretor-Geral,

O episódio intitulado “Vide Bula”, do programa “A grande Família”, que foi ao ar, na noite de ontem (17.11.11), trouxe inverdades e agressões à Profissão farmacêutica que resultaram em um grande número de manifestações de farmacêuticos, em todo o País, e nos deixaram perplexos, pelo grau de incorreções veiculadas sobre a nossa amada Profissão.

Ainda que saibamos tratar-se de uma obra coletiva de ficção baseada na livre criação artística e sem compromisso com a realidade, o referido programa, por outro lado, é um formador de opinião. Por conseguinte, entendemos que ele deve ter compromissos com a verdade das profissões, sim, como a Farmácia.

E a nossa verdade é outra da apresentada no programa de 17.11.11. Farmacêuticos são profissionais de nível superior, dotados de um alto grau de qualificação técnico-científica, além de humanismo, e que possuem grandes responsabilidades sociais.

São autoridades em medicamentos e, por questões éticas, humanísticas, técnicas e legais, jamais cometeriam ações tão abomináveis, como as que lhe foram imputadas em “A Grande Família” da última quinta-feira.

Um farmacêutico jamais iria prevaricar, dando “um jeitinho”, como fez o personagem Dr. Libório, dispensando antibiótico sem a apresentação da prescrição médica ou do dentista, nem um medicamento contra a insônia. Um farmacêutico sabe dos malefícios contidos na venda irracional desses produtos, a exemplo da resistência microbiana e da dependência psíquica.

Por isto, os profissionais, no Brasil inteiro – e sob a liderança do Conselho Federal de Farmácia -, sempre, defenderam o controle na venda de antibióticos e de outros produtos.

O Dr. Libório de “A Grande Família” é, portanto, um escroque e, pela pobreza manifestada em sua fala, é um leigo e não um farmacêutico. Por conseguinte, ele não traduz, em hipótese alguma, a natureza do farmacêutico.

Diante do exposto, solicitamos-lhe a correção dos equívocos.
Sem mais, agrademos pela atenção.

Jaldo de Souza Santos,
Presidente do Conselho Federal de Farmácia.
Telefone (61)2106-6535.
E-mail: presidencia@cff.org.br



Ilmo Sr. Luis Felipe Sá,
Diretor –Geral de “A Grande Família”
“TV Globo”.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700