Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Encontro de Fiscalização está focada na qualificação do fiscal

Data: 10/09/2008

 

A décima edição do Encontro Nacional de Fiscalização, realizado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) por meio da sua Comissão de Fiscalização, começou hoje (10.09) e se encerra amanhã, no Hotel Nacional, em Brasília. O tema central do evento é "O aprimoramento das técnicas de fiscalização".
 
Segundo o Presidente da Comissão de Fiscalização do CFF, Ronaldo Ferreira Pereira Filho, a escolha do tema é um reflexo da realidade. "O número de farmacêuticos aumentou, a tecnologia está disponível e o profissional precisa de qualificação para acompanhar tais transformações. O Encontro é mais uma ação do CFF, no sentido de investir na qualificação dos fiscais", disse. A Comissão de Fiscalização do CFF é composta pelos farmacêuticos Ronaldo Ferreira Pereira Filho (MA), Salim Tuma Haber (PA), Carlos Merlin (SC) e Everson Krum (PR).
 
Na abertura do evento, Ronaldo Pereira Filho avisou que esta edição do Encontro teria uma dinâmica diferente dos anos anteriores, pois muito tempo se perdia, analisando-se a fiscalização em todos os 24 Conselhos Regionais. "Dessa vez, a Comissão fará uma exposição geral sobre a fiscalização, no País, para que não percamos tempo e comecemos as palestras e atividades que certamente irão mudar o perfil da fiscalização farmacêutica, no Brasil", afirmou.
 
ABERTURA - Para o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, a fiscalização deve assumir o seu papel educativo. "Precisamos mudar o perfil da atividade. Para mim, os fiscais são, na verdade, orientadores da profissão farmacêutica. Neste momento, precisamos estar unidos para trocarmos experiências, aproveitar para conhecer a realidade de outros Estados e, com essas informações, melhoramos, cada vez mais, a Farmácia no Brasil", disse.
 
Em seu discurso, Souza Santos lembrou que, durante o 68º Congresso Mundial da Federação Internacional de Farmácia (FIP), realizado, de 29 de agosto a quatro de setembro, na Basiléia (Suíça), ele apresentou ao mundo as atividades e especialidades do farmacêutico brasileiro. "Estamos num momento importante da Farmácia, marcado pelo crescimento interno da profissão e pelo reconhecimento internacional", disse.
 
O dirigente lembrou, porém, que a profissão precisa crescer, qualitativamente. "Temos um verdadeiro batalhão de profissionais ingressando, no mercado, todos os anos, e nem todos estão realmente preparados. Daí, a importância dos fiscais - orientadores. E deixo, aqui, uma pergunta: será que todos estes fiscais têm condições de fazer uma inspeção em um laboratório de análises clínicas? Em uma farmácia hospitalar? Ou em uma farmácia magistral? Este evento é, também, um momento para essa reflexão", completou.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700