Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF no Congresso da FIP 2011

Data: 12/09/2011

 O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Jaldo de Souza Santos, representou os farmacêuticos brasileiros no 71º CONGRESSO INTERNACIONAL DA FIP (Federação Internacional de Farmacêuticos), realizado, de 3 a 8 de setembro, em Hyderabad (Índia). O evento contou com a presença de mais de 3 mil farmacêuticos de vários países, entre profissionais, pesquisadores e representantes de entidades farmacêuticas mundiais. A Presidente da Índia, Pratibha Devi Singh Patil, abriu o evento. Foi a primeira vez, em mais de setenta edições, que um chefe de Estado participa de um Congresso da Federação.

Durante o evento, foi realizada a reunião Conselho Executivo da FIP, entre eles Dr. Jaldo de Souza Santos, para debater as ações de entidades que representam o farmacêutico, em todo o Mundo. Um dos destaques desta reunião foi a parceria firmada entre FIP e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), de combate à tuberculose. “Os líderes da profissão, no mundo, se comprometeram a combater a tuberculose, em seus países, numa tentativa de erradicar, de vez, a doença”, disse o Presidente do CFF, que também se comprometeu, junto à FIP e à Opas, a definir ações de prevenção e combate à tuberculose, no Brasil.

Durante a Reunião, os membros da FIP decidiram unir esforços em favor da melhoria do ensino farmacêutico, no mundo. O Presidente do CFF comprometeu-se em enviar à FIP um relatório com as atividades desenvolvidas pelo CFF e sua Comissão de Ensino, em favor da melhoria da qualidade do ensino farmacêutico nas universidades brasileiras. “Uma formação de qualidade sempre foi a principal bandeira da minha administração à frente do CFF. Acredito que, um dia, teremos condições de oferecer saúde a todos os brasileiros, mas isso só será possível, se todas as profissões que integram a área tiveram com princípio básico a formação com qualidade”, disse Souza Santos.

Além do Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, participaram do Congresso da FIP a Secretária-Geral do CFF, Lérida Vieira; e o Conselheiro Federal por São Paulo, Ely Eduardo Saranz Camargo.

ORIENTAÇÃO – Durante o seu pronunciamento, na abertura do 71º Congresso da FIP, a Presidente da Índia, Pratibha Devi Singh Patil, afirmou que 50% dos medicamentos disponibilizados, no País, são prescritos, dispensados ou vendidos "inapropriadamente" e, assim, se tornam mais um problema para a saúde. Patil destacou a importância do farmacêutico na orientação ao uso correto do medicamento, o que evita possíveis interações e intoxicações. “O ato de fiscalizar não deve ser só do Governo. Falsificar medicamentos é crime e deve ser combatido por toda a sociedade, e o farmacêutico tem papel essencial nesse combate, pois ele é responsável por orientar o seu uso”, disse a Presidente da Índia.

CONGRESSO - O Congresso Mundial da FIP é a principal reunião internacional de farmacêuticos. Além de palestras e discussões realizadas por autoridades farmacêuticas de todo mundo, o evento oferece oportunidades de capacitação e aprendizagem em diversas áreas da profissão e das ciências farmacêuticas. Também foram discutidos temas paralelos, como a implementação generalizada das Boas Práticas de Farmácia, o uso racional dos medicamentos, a integração das ciências e da prática profissional farmacêutica.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700