Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF viaja a Suíça para participar do Congresso Mundial da FIP

Data: 28/08/2008

 

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, embarcou, hoje à tarde, para a Suíça, onde participa da 68º Congresso Mundial da Federação Internacional de Farmácia (FIP). Maior evento farmacêutico do mundo, o Congresso será realizada, de 29 de agosto a quatro de setembro, na cidade de Basiléia. Terá com o tema central a "Reengenharia da farmácia prática, num mundo em mutação".
 
Nesta edição do Congresso, a FIP e a Associação de Farmacêuticos Suíços organizaram um programa inspirado em fatores globais. De sorte que as mudanças no modo como são ministrados os cuidados de saúde, a demografia dos doentes, as epidemias e tecnologia serão amplamente debatidas. A Federação entende que a Farmácia precisa ser "redesenhada" para ajustar-se às mudanças.
 
FARMÁCIA HOSPITALAR - O Presidente do CFF irá participar, entre outras, da Conferência sobre o futuro da Farmácia Hospitalar, no mundo. A FIP - Secção Farmácia Hospitalar (SPH) pretende disseminar informações técnicas e científicas aos profissionais da área e apresentará as oportunidades globais para o avanço do segmento, considerando as necessidades de cada País participante. Os palestrantes irão centralizar as suas abordagens nas diferentes formas de utilização do medicamento no hospital.
 
Souza Santos levará à comunidade farmacêutica a experiência brasileira na área da Farmácia Hospitalar. "Vou dizer aos farmacêuticos do mundo inteiro que, no Brasil, os farmacêuticos hospitalares estão buscando a especialização em áreas específicas, como a oncologia, as nutrições enteral e parenteral, a geriatria, entre outras. A experiência brasileira é positiva, porque a especialização decorre da profunda qualificação", explicou Dr. Jaldo ao "Site do CFF".
 
O Dirigente do Conselho Federal debaterá sobre os avanços técnico-científicos e as conquistas dos profissionais da Europa e Estados Unidos, onde está bastante avança a prática da prescrição farmacêutica. Em vários hospitais norte-americanos, os farmacêuticos decidem que medicamentos o paciente deve usar, o diagnóstico médico. Na Suíça, Souza Santos participará, ainda, das eleições para a Diretoria da Federação Farmacêutica Internacional.
 
De 25 a 31 de agosto de 2006, a FIP, a mais alta corte farmacêutica mundial, e o CFF realizaram, em Salvador (BA), o 66º Congresso Internacional daquela entidade internacional. O evento atraiu 3 mil farmacêuticos, entre brasileiros e de outros 30 países de todos os Continentes, para estudar e debater temas da atualidade científica, como a cura para várias doenças, entre as quais a Aids e o câncer.

Fonte: CFF
Autor: Aloísio Brandão

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700