Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Análises Clínicas em foco

Data: 11/08/2011

 O Conselho Federal de Farmácia(CFF), por meio da sua Comissão de Análises Clínicas, participa, no dia 24 de agosto, a partir das 8h,  na Câmara dos Deputados, em Brasília, de um café da manhã com senadores e deputados da Frente Parlamentar da Saúde (FPS). O objetivo é apresentar aos legisladores a atual situação dos laboratórios clínicos, no Brasil, e as reinvindicações do setor. 

O evento é idealizado pela Comissão de Analises Clínicas do CFF; do Departamento de Laboratórios de Análises e Patologia Clínica da Confederação Nacional de Saúde (CNS); Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac) e outras entidades do segmento laboratorial.

HISTÓRICO - Em julho, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, acompanhado da Deputada Federal Alice Portugal (PCdoB/BA); do Tesoureiro do CFF, Edson Taki; da Conselheira Federal, Lenira Costa (RN); do Presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Irineu Grinberg; e do Diretor da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira, esteve em audiência com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para levar ao gestor questões referentes à profissão farmacêutica, em sua amplitude, com destaque para a atual situação dos laboratórios clínicos, no Brasil, que passam por vários problemas que vão desde a falta de investimento até a concorrência externa.

A atividade precisa de investimento em tecnologia, automação e informatização dos processos, mas fica impedida pela baixa remuneração do setor. Os representantes fizeram uma abordagem dos valores praticados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e informaram ao Ministro Padilha que, desde 1994, não há reajuste, em cerca de 95% dos procedimentos laboratoriais de referência publicados pelo Ministério da Saúde. De acordo com Lenira Costa, a remuneração é um dos temas a serem apresentados aos integrantes da FPS. 

A Comissão de Análises Clínicas do CFF é composta pelos farmacêuticos Lenira da Silva Costa (Conselheira Federal pelo Rio Grande do Norte); Maria Cristina Ferreira Rodrigues (Conselheira Federal pelo Rio de Janeiro); Mario Martinelli Júnior (Conselheiro Federal pela Bahia); José Gildo da Silva (Conselheiro pelo Estado de Alagoas); Luiz Arno Lauer (Suplente de Conselheiro Federal pelo Rio Grande do Sul) e Jerolino Lopes de Aquino (Suplente pelo Mato Grosso).

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700