Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

América do Sul debate a Farmácia

Data: 08/08/2011

Discutir e organizar a política farmacêutica, dentro e fora do País, é uma rotina para a Diretoria do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Nos dias 05 e 06 de agosto, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos participou da reunião do Conselho Permanente da Federação Farmacêutica Sul-americana (Fefas), em Buenos Aires, na Argentina. Durante o evento, Souza Santos destacou as ações do CFF para a melhoria do ensino farmacêutico e, com o apoio do Assessor Técnico, Tarcísio Palhano, apresentou, às autoridades farmacêuticas, a palestra sobre o campo de atuação do farmacêutico, no Brasil.

Em seu discurso, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, destacou as conquistas profissionais, ao longo da história, e assinalou a importância do ensino farmacêutico para a formação do profissional. Ele lembrou que o Brasil possui 401 faculdades de farmácia. “Um número muito maior que a média da América do Sul, mas que precisa de uma abordagem por parte do CFF que vai além da quantidade, estamos fiscalizando a qualidade do ensino oferecido”, completou.

Em sua palestra, o Assessor Técnico do CFF, Tarcísio Palhano, lembrou que o Brasil conta com mais de 140 mil farmacêuticos que buscam na capacitação e qualificação profissional os meios para ocupar lugar no mercado. “O CFF regulamentou mais de 70 atividades diferentes, pois a o mercado e a realidade exigem profissionais cada vez mais preparados e especializados, e com capacidade para atuar na saúde pública, em todos os níveis de atenção”, disse.

Durante o evento, o Presidente do CFF lembrou da importância do encontro para a farmácia, na América do Sul. “É um aprendizado, ouvir as experiências de saúde de países com condições econômicas e sociais que são, ao mesmo tempo, tão diferentes e tão semelhantes”, completou. As atas das reuniões da Fefas servem como referência para políticas de desenvolvimento da atividade farmacêutica na América do Sul.

Souza Santos é Vice-Presidente do Conselho Executivo da Fefas que também é composto pelos farmacêuticos Grisel Fernandez (Argentina), Presidente; Olga Maciel (Paraguai), Secretária; e Carlos Jerez (Colômbia), como Tesoureiro.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700