Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

50 anos do CRF/PA

Data: 16/07/2011

Foi com o trecho do Hino Farmacêutico “...Ergo os meus olhos bem alto / E contemplo a missão do saber  / Que melhora a vida do homem / E com prazer o ajuda a viver.”, que o Vice-Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João iniciou o seu pronunciamento na comemoração do Jubileu de Ouro do Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA), no dia 05 de julho.

Na oportunidade, convocou os presentes a uma reflexão: “Estes versos me fizeram refletir sobre nossa atividade.  Qual nossa verdadeira missão? Qual a importância do profissional da farmácia para a humanidade?  - Acredito que seja muito mais que promover a saúde. O farmacêutico, pela essência da sua atividade, é um protetor de vidas.  Nós cuidamos da saúde da população. Pensem nisso”, disse Walter Jorge João.

A solenidade dos 50 anos do CRF/PA foi realizada na Estação das Docas, com a presença de autoridades, entre elas, o Secretário Estadual de Saúde, Hélio Franco; e o Presidente do Conselho de Farmácia do Amapá (CRF/AP), Carlos Oeiras Sena; dirigentes da área da saúde e cerca de 400 convidados. Na ocasião, foram prestadas homenagens a personalidades que contribuíram e contribuem para o fortalecimento da profissão, no Estado.

O CRF/PA foi o primeiro Conselho de farmácia criado no país e hoje registra mais de dois mil farmacêuticos no Pará. Segundo o Presidente do CRF/PA, Daniel Jackson, o Conselho de Farmácia do Pará está entre os dez maiores do Brasil. Além disso, obtém o maior índice de fiscalização da Região Norte. "Nossa história tem sido escrita em cada exame, medicamento manipulado, aferição de pressão, consulta farmacêutica, medicamento dispensado com orientação, e também, em cada aluno que busca o sonho de ser farmacêutico", completou.

HOMENAGENS – Durante o evento o Vice-Presidente do CFF, Walter João, recebeu duas medalhas: uma, por sua dedicação à profissão, no Estado, durante seu mandato como Presidente do CRF/PA; e a outra, como representante do Plenário do CFF. Dentre as homenagens prestadas, o CRF/PA entregou medalha alusiva aos 50 anos às Organizações Rômulo Maiorana, representadas por Pietro Maiorana, executivo de Marketing; e Renata Sade, gerente de Marketing dos jornais O Liberal e Amazônia Jornal.

Para Daniel Jackson, o Jubileu de Ouro do Conselho Regional de Farmácia do Pará representa um avanço para a classe farmacêutica, que está mais forte, unida e ativa, mas também, para a sociedade que passa a dispor de profissionais cada vez mais qualificados e comprometidos com a saúde pública.

Muitas conquistas podem ser elencadas à criação do Conselho Regional de Farmácia do Pará. Entre elas, há o fato de o CRF/PA ter estado na dianteira da Assistência Farmacêutica plena. Vitória esta, resultante da mobilização de profissionais, que há 11 anos, levaram às ruas de Belém um movimento formado por mais de 500 farmacêuticos e liderado pelo Conselho, para agregar a importância do farmacêutico à saúde da população.

Constantes fiscalizações no interior do Estado do Pará, promoção de cursos relativos a temas importantes para o cotidiano farmacêutico e luta pela presença do farmacêutico nas farmácias são pontos cruciais na intensa atividade diária do CRF/PA. Em discurso, o Vice-Presidente do CFF atribuiu significado à profissão. "Nada é mais importante do que ser farmacêutico. A vida com saúde é o principal objetivo do nosso trabalho", conclui Walter João.

Fonte: CFF/CRF- PA
Autor: Veruska Narikawa / CRF-PA

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700