Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF no Conasems

Data: 11/07/2011

O Presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF) Jaldo de Souza Santos, participou da abertura do 27º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e 8º Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, realizada no dia 9 de julho no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento contou com mais de 3.500 inscritos.

O Congresso foi aberto pelo Presidente do Conasems, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, que destacou os principais desafios da agenda Conselho: a rediscussão das redes de urgência e emergência, o enfrentamento do Crack e da dependência química por meio de um programa intersetorial, a aprovação da Emenda Constitucional 29 e a fixação de profissionais de saúde, não só em áreas remotas, mas também nos municípios de médio e pequeno porte e regiões metropolitanas.

Outro ponto destacado pelo por Nardi foi a aprovação do Decreto 7.508/11, que regulamenta a Lei Orgânica da Saúde nº8080. Segundo o Presidente do Conasems, a aprovação da Lei pelo Congresso Nacional é um marco do SUS e o resgate de uma dívida de 21 anos com a sociedade brasileira.

A solenidade de abertura contou, ainda, com a presença do representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no Brasil, Diego Victória; do Secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Aguiar; da Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Beatriz Figueiredo Dobashi; da Vice-Presidente do Conasems, Aparecida Linhares Pimenta; e do Deputado Federal (PT-BA), Amauri Teixeira.

Em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que "sem os secretários municipais de saúde, o SUS não existiria", ressaltando a importância fundamental dos municípios e destacando a importância decisiva do Conasems na aprovação do decreto de regulamentação da Lei Organica do SUS, que deu definição clara aos papeis da cada ente federado na organização do sistema.

Na cerimônia, Padilha também anunciou a assinatura de um conjunto de portarias para o fortalecimento da Atenção Básica: aumento do Piso de Atenção Básica (PAB) de R$ 18 para R$ 27; reajuste dos valores pagos aos profissionais que integram equipes de Saúde da Família (ESF); incentivo de qualidade para Atenção Básica, que irá dobrar o valor repassado para o Programa de Saúde da Família, para aqueles municípios que aderirem; e a construção de 8 mil Unidade Básicas de Saúde (UBS) e a ampliação de 15 mil UBS, ações que integram o PAC II, além de uma linha de financiamento para reforma de UBS com repasses fundo a fundo.

Homenagem – Durante a cerimônia de abertura, a farmacêutica Maria da Penha foi homenageada com a Medalha Dom Helder Câmara. A Medalha é entregue a pessoas que tenham feito um trabalho reconhecido em prol da não-violência e da cultura de paz. Para a homenageada "a cultura da paz passa por uma gestão de saúde pública de qualidade" e disse da necessidade do SUS desenvolver um atendimento diferenciado para os portadores de deficiência e para mulheres vítimas de violência domésticas.

A feira de exposições do Congresso contou com apresentações culturais de algumas regiões do País, e estandes com informações sobre o trabalho desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Saúde, e por instituições como a Fiocruz e laboratórios. O CFF, eu seu estande, divulgou o trabalho desenvolvido pelas Comissões de Saúde Pública e de Farmácia Popular, e levou aos Secretários Municipais e visitantes da feira, a Campanha Contra o Tabaco.

O CFF foi representado, ainda, pela Secretária-Geral, Lérida Vieira; e pelos integrantes da Comissão de Saúde Pública, Valmir de Santi e Ricardo Azevedo.

Fonte: Conasems
Autor: Veruska Narikawa com informações do Conasems

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700