Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Número de casos de dengue cai em Goiás

Data: 05/07/2011

 A dengue teve redução de 70,66% no total de casos notificados em todo o Estado de Goiás. De acordo com números do boletim epidemiológico, até o dia 25 de junho deste ano, foram registrados 28.904 casos, contra 98.486 no mesmo período do ano passado. Em relação às mortes provocadas pela doença, a redução é ainda maior: 94,6%. Neste ano, foram quatro, em 2010, neste mesmo período, 74 pessoas haviam morrido vítimas de dengue. Os dez municípios com maior número de casos de dengue são Goiânia, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Goianésia, Trindade, Rio Verde, Jataí, Goiás e Senador Canedo.

O resultado positivo para a saúde pública goiana se deve à natural redução de casos um ano após a temporada de epidemia, mas principalmente ao trabalho desenvolvido pela Secretária Estadual de Saúde, por meio Comitê Estadual Contra a Dengue - que envolve órgãos públicos, entidades não-governamentais, empresas, prefeituras de todo o Estado de Goiás e o Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O Comitê foi lançado em fevereiro de 2011, e além de um trabalho de mobilização feito junto às prefeituras goianas, criou as figuras do Síndico Dengueiro, para atuar em prédios públicos; e dos agentes jovem e mirim, que vão colaborar com o combate à doença nas escolas. Mas qualquer cidadão pode se informar sobre o Comitê e denunciar casos de descuido com possíveis focos do mosquito causador da dengue pelo telefone 0800 642 8383.

O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, afirmou que está satisfeito com os resuiltados, mas que ainda há muito trabalho a ser realizado e que farmacêutico tem papel fundamental no combate à dengue. “O farmacêutico é o profissional de saúde que está mais próximo da população e pode orientá-la quanto às formas de prevenção e, num segundo momento, quanto ao uso correto do medicamento”, disse.

Souza Santos informou, ainda, que o CFF, como integrante do Comitê Estadual Contra a Dengue, já realiza algumas ações de combate à doença, no Estado e no País. “Emissoras de rádio divulgaram, durante a programação, para todo o Estado, informativos do Conselho sobre a melhor forma de combater a doença. Além disso, o site do CFF divulgou o hotsite do Ministério da Saúde que traz informações sobre o mosquito e a doença, além de dados sobre a dengue, no Brasil e no mundo”, completou o Presidente do CFF.

Fonte: CFF / Secretaria Estadual de Saúde de Goiás
Autor: Veruska Narikawa com informações da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700