Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

382ª Reunião Plenária do CFF

Data: 01/05/2011

 O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, nos dias 28 e 29 de abril, a sua 382ª Reunião Plenária, no Auditório Conselheiro Sebastião Ferreira Marinho, no Setor Bancário Sul, Edifício Seguradoras, Brasília (DF). Com a presença da Diretoria do CFF, Conselheiros Federais e convidados, foram debatidos processos administrativos e questões alusivas ao crescimento da profissão farmacêutica. Durante a Plenária, representantes do CFF estiveram no Congresso Nacional e no Seminário promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), levando propostas em defesa da profissão farmacêutica.

No dia 28 de abril, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos; a Secretária-Geral do CFF, Lérida Maria Vieira; o Corrdenador do Centro Brasileiro de informações sobre Medicamentos (Cebrim), Radif Domingues; a Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF/GO), Ernestina Rocha; a Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC – Seção Goiás), Nara Luiza Oliveira, e assessores, estiveram no Congresso Nacional visitando Deputados e Senadores e levando propostas de melhoria para a profissão farmacêutica. “É importante que nossos legisladores, sejam Deputados ou Senadores, conheçam a atividade farmacêutica, suas possibilidades de atuação e a contribuição que podemos dar para aumentar a eficiência da saúde pública, no Brasil”, diz Jaldo de Souza Santos, Presidente do CFF.

Representando o CFF, os Conselheiros Federais Rossana Freitas (Acre) e Marco Aurélio Schramm (Ceará) estiveram, no dias 27 e 28 de maio, no Seminário “O papel da gestão estadual do SUS na Rede de Atenção à Saúde”, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), no Hotel Nacional, em Brasília. E também participaram da Câmara Técnica Conjunta de Atenção à Saúde: Atenção Especializada, Atenção Primária e Assistência Farmacêutica; e da posse da nova diretoria do Conass.

Na oportunidade, Eugênio Vilaça, Consultor em Saúde Pública do Banco Mundial e da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, e o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, afirmaram que as ações de prevenção são a saída para a saúde pública. “Não será possível implementar as Redes se não houver uma revolução na Atenção Primária à Saúde”, afirmou Vilaça.

O Conselheiro Federal de Farmácia pelo Ceará, Marco Aurélio Schramm, explica que as redes de atenção à saúde são serviços de saúde que permitem ofertar uma atenção prestada no tempo certo, no lugar certo, com o custo certo, com a qualidade certa e de forma humanizada. “A operacionalização de uma Rede de Atenção à Saúde com foco na prevenção é o primeiro passo para o crescimento da assistência farmacêutica, já que coloca o profissional da família, seja médico ou farmacêutico, como agente de promoção à saúde”, completou Schramm.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700