Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Simpósio de Fitoterápicos e Plantas Medicinais em Ponta Porã (MS)

Data: 08/04/2011

 Foi realizada ontem, dia 7 de abril, no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã (MS), a solenidade de abertura do 3º Simpósio de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). A solenidade contou com a presença do Presidente e do Diretor-Tesoureiro do CFF, Jaldo de Souza Santos e Edson Chigueru Taki, além Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), Ronaldo Abrão; do corrdenador do evento, Ely Eduardo Saranz; e dos Presidentes dos CRFs do Distrito Federal e de Alagoas, os farmacêuticos, Hélio Araújo e Alexandre Correia.

O 3º Simpósio de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde acontece paralelamente ao I Congresso Binacional – Brasil Paraguai – de Farmácia e Análises Clínicas, até o dia 9 de abril. A programação do Simpósio conta com palestras sobre financiamento de pesquisas com plantas medicinais; pactuação na assistência farmacêutica básica; promoção do uso racional de plantas medicinais e sua inclusão nos programas públicos de fitoterapia, além de apresentações sobre experiências regionais voltadas ao uso de plantas medicinais.

Na abertura do evento, o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, afirmou que o crescimento da profissão é fruto de um trabalho conjunto do CFF e de toda a categoria. “É de extrema importância para a profissão e para a saúde pública deste País que cada profissional aqui presente tenha a constante capacitação como uma de suas metas. É importante participar de eventos como este, que promovem a troca de experiências e de conhecimentos, só assim teremos condições de oferecer serviços cada vez melhores”, disse Souza Santos.


Para o Coordenador do evento e Conselheiro Federal por São Paulo, Ely Eduardo Saranz, a fitoterapia precisa de programas práticos. “Com a política nacional de plantas medicinais e as práticas integrativas do SUS, houve uma tendência de crescimento dos programas de fitoterapia, nos municípios, mas falta financiamento para pesquisas e capacitação para os prescritores, inclusive de farmacêuticos”, destacou o Coordenador.


PLANTAS MEDICINAIS - O simpósio contará com palestras sobre financiamento de pesquisas com plantas medicinais; pactuação na assistência farmacêutica básica; promoção do uso racional de plantas medicinais e sua inclusão nos programas públicos de fitoterapia, além de apresentações sobre experiências regionais voltadas ao uso de plantas medicinais.

FARMÁCIA E ANÁLISES CLÍNICAS – Já o I Congresso Binacional Brasil-Paraguai de Farmácia e Análises Clínicas contará com palestras e mesas redondas sobre farmacovigilância, estruturação farmacêutica no SUS, administração farmacêutica, gerenciamento de resíduos e muito mais.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700