Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Plenário do CFF debate eleições

Data: 31/03/2011

Após dois dias de Reunião Geral, com os Conselhos Regionais (CRFs), o Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, no dia 25, em Brasília, a sua Reunião Plenária do mês de março. Um dos principais pontos da pauta foi o debate sobre eleições via internet, o web voto. O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, e o Diretor Tesoureiro, Edson Taki, apresentaram a proposta de implantação do voto via internet.

A proposta levantou polêmica no Plenário. O Consultor Jurídico do CFF, Antônio César C. Júnior explicou que o Regulamento Eleitoral não pode ser alterado no mesmo ano de realização das eleições. Para o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, o voto via internet não altera o Regulamento Eleitoral, e sim, o moderniza, ao implantar um meio mais rápido para a votação. Diante da polêmica, a maioria do Plenário decidiu manter o Regulamento Eleitoral definido pela Resolução nº 458/06, do CFF. (Link abaixo)

A proposta de parte da Diretoria do CFF, de implantar o voto pela internet, tinha o objetivo de modernizar o processo, tornando-o mais ágil. Souza Santos destacou que tanto a Diretoria quanto o Plenário do CFF se manifestam de forma democrática. “Tanto que eu e o Diretor-Tesoureiro, Edson Taki, somos a favor do voto pela internet; o Vice-Presidente, Walter Jorge, e a Secretária-Geral, Lérida Vieira, são a favor da manutenção do voto pelo sistema antigo. Mas a decisão de maioria do Plenário é soberana. Fica mantido o regulamento eleitoral para as eleições de 2011”, disse o Presidente do Órgão.

Souza Santos lembrou que o debate havia sido iniciado com os representantes de CRFs, na Reunião Geral, e também não houve consenso. Propôs, então, a realização de projetos-piloto, em que o meio de votação, via internet ou urna eletrônica, sejam definidos pelos plenários regionais. “Estados como o Paraná, Goiás, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul manifestaram a intenção de realizar as eleições com votos pela internet”, completou Jaldo de Souza Santos.

 Clique aqui e acesse a Resolução nº 458/06, que define o Regulamento Eleitoral para os Conselhos Federal e Regionais de Farmácia

Fonte: CFF
Autor: CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700