Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ANOREXÍGENOS EM DEBATE

Data: 23/02/2011

 O Conselho Federal de Farmácia (CFF), representado pelo seu Vice-Presidente, Walter Jorge João, e pelos assessores técnicos, Jarbas Tomazolli, José Luiz Maldonado e Tarcísio Palhano, defende, hoje, em audiência pública, realizada na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o USO RACIONAL DE ANOREXÍGENOS.

De acordo com o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, a intenção da instituição reguladora de proibir o uso de inibidores de apetite não é a melhor solução já que, em muitos casos de obesidade, o uso destes medicamentos é primordial para o sucesso do tratamento. “O ideal seria implementar, com urgência, políticas de uso racional de anorexígenos, com informação à população e atuação didática de prescritores e farmacêuticos esclarecendo sobre o uso correto e possíveis riscos que tais medicamentos podem apresentar”, disse.

HISTÓRICO – A Anvisa promove nesta quarta-feira (23) audiência pública para discutir a proposta de proibir a venda de inibidores de apetite que contenham sibutramina e dos chamados anorexígenos. A audiência pública teve início às 9h, no Auditório da Anvisa, em Brasília (DF), encerramento marcado para 13h e transmissão, ao vivo, pelo site da Anvisa 

A Anvisa defende que os riscos provocados pelos inibidores de apetite superam os benefícios aos pacientes. A medida, entretanto, não foi bem recebida por entidades que representam especialistas em obesidade. Eles alegam que o tratamento será prejudicado caso a proposta vire norma.

Participam da discussão, além da Diretoria Colegiada da Anvisa, representantes de médicos endocrinologias, de farmacêuticos e do Ministério da Saúde.

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700