Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF distribui nova edição da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS

Data: 10/12/2019

Como já é tradição, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) publica, anualmente, a revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS. Nesta terça-feira (10/12), foram distribuídos os primeiros 1.500 mil exemplares da publicação, aos participantes do VII Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos, que ocorre dias 10, 11 e 12 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O congresso é uma realização do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde (MS).

O público foi escolhido em função de papel fundamental do farmacêutico no uso racional de medicamentos. Nesta edição, que é especial, o CFF divulga 16 trabalhos que descrevem intervenções efetivas de farmacêuticos capacitados por meio do Curso Cuidado Farmacêutico no SUS, em dez estados - AL, BA, GO, MG, MS, PA, PB, PR, SC e SE. O curso foi idealizado e executado pelo CFF com o objetivo de fomentar a implantação de consultórios e serviços farmacêuticos na rede pública, ampliando os postos de trabalho para a categoria e melhorando o cuidado à saúde das pessoas.

O presidente do CFF, Walter Jorge João, ressaltou a importância da iniciativa. “Em muitas cidades desses Estados, os farmacêuticos não podiam contar com educação continuada para se especializar ou mesmo se atualizar sobre a prática clínica”. A partir da capacitação, os atendimentos farmacêuticos à população passaram a contemplar diferentes condições de saúde, desde transtornos autolimitados a condições crônicas prevalentes, como diabetes mellitus, hipertensão, saúde mental, entre outros. “Dessa forma, o CFF está contribuindo com a transformação da prática farmacêutica, resgatando o cuidado ao paciente, e melhorando a saúde dos brasileiros”, comentou o presidente.

As experiências foram selecionadas pelo seu Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do conselho. A coordenadora do GT e conselheira federal pelo Estado do Mato Grosso do Sul, Márcia Saldanha, explica que o curso tem carga horária de 96 horas, distribuído em seis módulos presenciais com 16 horas, cada. “Os alunos que fizeram a tutoria do curso, realizaram 3.600 consultas farmacêuticas, e dentre estes, foram selecionados os que mais se destacaram para escreverem relatos de suas experiências, que deram origem a esta edição especial. Parabéns aos autores que enviaram seus trabalhos e, em especial, aos que fizeram parte da lista dos selecionados”.

A autora Rosinete Lunes Pinheiro, de Belém (PA), que estava presente no Congresso de URM, relatou sua experiência na implantação do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos e diabéticos de difícil controle, na Unidade Básica de Saúde do Telégrafo. “Eu agradeço muito ao CFF por tudo de bom que aconteceu na minha vida com essa publicação. Eu tive bons resultados e gostaria que vocês dessem uma olhada no meu trabalho que está publicado na revista”. Veja o depoimento de Rosinete!

A versão digital pode ser acessada neste link: Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS 2019!
 

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas



TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700