Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF participa do Fórum de Educação em Saúde e Criatividade para Farmacêuticos

Data: 20/11/2019

 

O Conselho Federal de Farmácia participou, como apoiador, do I Fórum de Educação em Saúde e Criatividade para Farmacêuticos (FECSFAR), realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), em Salvador, entre os dias 14 e 16 de novembro. O Fórum reuniu farmacêuticos e estudantes e proporcionou integração e troca de experiências entre profissionais e futuros farmacêuticos. Foram realizadas palestras, oficinas e mesas redondas sobre educação em saúde e temas que buscavam a inserção do lúdico como ferramenta que pode ser utilizada para melhorar a comunicação entre farmacêutico e paciente no processo de cuidado.

A idealizadora do evento, assessora técnica do CRF-BA Maria Fernanda Barros falou da importância do evento. “O FESCFAR foi um convite para que farmacêuticos e estudantes de farmácia iniciem um processo de transformação relacionado a educação e saúde por meio da criatividade. Pensamos em tudo com muito carinho para que eles se sentissem acolhidos e que possam aplicar no dia a dia o que aprenderam aqui”, ressaltou.

Na abertura das atividades, na quinta-feira (14/11), às 20 horas, a assessora da Presidência do CFF, Josélia Frade, em sua palestra “O farmacêutico na educação em saúde”, falou sobre a importância de o farmacêutico sair da faculdade preparado para enfrentar os desafios reais que encontrará na vida profissional. Ela também apresentou um histórico sobre a educação em saúde, com diversas nomenclaturas e modelos teóricos que embasam práticas e pesquisas na área. Além das etapas para a prestação de serviços neste campo e aspectos que precisam ser levados em conta no processo de uma estratégia educativa.

Josélia destacou a criatividade dos farmacêuticos brasileiros, que estão lançando mão de diversas estratégicas pela melhoria da adesão do tratamento. “A utilização de ferramentas lúdicas, fantoches, desenhos, música, teatro, pictogramas, etiquetas, maquetes, contação de histórias, jogos e vídeos, e toda essa parte de mídia audiovisual, vídeos, oficinas, como fazer dinâmicas, a construção de materiais impressos como folderes e cartazes”, enumerou.

Oficinas

Nas oficinas foram resgatadas técnicas criativas como teatro, literatura de cordel, contação de história, criação de bonecas de pano, modelagem de isopor e cartazes de rua. A proposta foi trazer a ludicidade para facilitar a tradução do conhecimento científico em uma forma compreensível para toda a comunidade. Esperamos replicar o modelo em outros Estados.

Na sexta-feira, das 8h30 às 12h30, Josélia Frade ministrou a oficina “Técnicas de orientação para uso de dispositivos inalatórios”, com apoio da editora chefe do Boletim Farmacoterapêutica, Carolina Xaubet, do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF). Carolina explicou que foram apresentados alguns dos diversos materiais educativos produzidos pelo CFF, especialmente, sobre o uso de dispositivos inalatórios, questão que ainda traz muitas dúvidas ao paciente. O uso de dispositivos inalatórios é inclusive destaque na segunda edição 2019 do Boletim Farmacoterapêutica.

Boletim Farmacoterapêutica – Técnica de uso dos dispositivos inalatórios

De acordo com Josélia Frade é fundamental que o paciente com asma se oriente com o farmacêutico quanto ao uso correto do dispositivo inalatório, seja ele a “bombinha”, inaladores de pó ou nebulizadores. Ela possui uma aula publicada sobre técnicas de uso correto desses dispositivos no Youtube e produziu folders educativos com recomendações do bom uso.

Aula Josélia Frade – Dispositivos Inalatórios

Folder – Três recomendações para o bom uso da bombinha

Folder – Faça você mesmo: espaçador artesanal para inalador pressurizado (bombinha)

Folder – Como usar inalador pressurizado (bombinha) com espaçador
 

 

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas



TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700