Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Prêmio Jayme Torres 2019: inscrições vão até 25 de outubro

Data: 01/10/2019

Farmacêuticos e estudantes de Farmácia já podem acessar o edital com as regras de participação para concorrer ao Prêmio Jayme Torres 2019, do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O tema deste ano é "Cuidado Farmacêutico e a mudança na vida da pessoa com diabetes". Os trabalhos devem ser enviados entre os dias 1º de setembro e 25 de outubro.  

O coordenador do Grupo de Trabalho sobre o Prêmio Jayme Torres e assessor da presidência do CFF, professor Tarcísio Palhano, lembra que diabetes sempre é um tema atual. "Como nós sabemos, o diabetes afeta uma quantidade enorme de pessoas em todo o mundo. E é uma das doenças em que o farmacêutico tem uma excelente oportunidade de promover ações que resultem no controle ou ajudem as pessoas a controlar a sua doença. Então, prestar cuidado farmacêutico à pessoa com diabetes  é algo que pode ser feito na farmácia comunitária, na casa do paciente, enfim, o lugar onde o farmacêutico atua pode ser o lugar de ele desenvolver ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da pessoa."

O Prêmio Jayme Torres foi instituído em 2002 pelo CFF e recebeu esse nome como forma de homenagear o primeiro presidente da instituição. Tarcísio Palhano diz que, desde a sua criação, o prêmio tem como objetivos identificar, difundir e estimular ações tanto de farmacêuticos como de estudantes de Farmácia. "O prêmio permite que ampliem o conhecimento sobre as várias áreas de atuação da profissão farmacêutica. No momento em que as pessoas tomam conhecimento do prêmio, elas podem, e a gente espera que sim, se sentir estimuladas a querer escrever sobre as suas experiências, sobre os seus trabalhos, sobre as suas publicações, inclusive anteriores, que tratem de temas relacionados ao exercício da profissão farmacêutica".  

De acordo com o professor, como há um certo negligenciamento em relação ao registro das ações dos serviços que o farmacêutico presta e resultam em uma alteração positiva na qualidade de vida da pessoa, pois, muitas vezes, não é registrado, nem mesmo divulgado e difundido. "Então, é uma forma, também, de a gente mostrar para a sociedade que o trabalho do farmacêutico, o cuidado do farmacêutico nesse mister particular, relacionado à pessoa com diabetes, é de suma importância para levar à adesão e, em consequência, melhorar a vida da pessoa. E que essa ação seja do conhecimento da sociedade para que, espontaneamente, passem, inclusive, a solicitar serviços farmacêuticos", afirma.

O Grupo de Trabalho sobre o Prêmio Jayme Torres é formado também pelos farmacêuticos Paula Regina Martins Rodrigues, Marco Antônio Quintão e Jurandir Auad Beltrão. O edital está disponível no site do CFF, no barra da lateral esquerda Prêmio Jayme Torres

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700