Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Campanha reivindica remédios fracionados

Data: 05/11/2010

Já está na internet uma campanha da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) e do Instituto Ethos para aprovar o projeto de lei que obriga a venda de medicamentos fracionados - ou seja, na quantidade exata prescrita pelo médico.

Há um decreto federal que autoriza, mas não obriga, os laboratórios a produzir remédios dessa forma. Técnicos da Proteste estiveram em 49 farmácias, sendo 26 de grandes redes, com uma receita de medicamento fracionado para controle de pressão arterial. Não foi possível comprá-lo em nenhuma das cinco cidades visitadas - São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília.

Nessa tentativa de compra, a Proteste observou também o despreparo dos funcionários. “Eles não sabem do medicamento fracionado e confundem com o programa Dose Certa”, afirmou Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

Segundo ela, a ideia da campanha é conscientizar a população sobre os benefícios do medicamento fracionado e pressionar para a aprovação do projeto de lei que tramita há quatro anos no Congresso Nacional. Foi lançada uma petição online para colher assinaturas favoráveis à aprovação.
 

Fonte: Agencia Estado com informações são do Jornal da Tarde.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700