Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

CFF participa de inauguração de UBS Fluvial em Macapá (AP)

Data: 17/05/2019

O conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Amapá, Carlos André Oeiras Sena, a assessora da presidência do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Josélia Frade, a farmacêutica Eliane Campesato, do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFFe representantes do Conselho Regional de Farmácia do Amapá (CRF/AP) participaram, nesta sexta-feira (17.05), do ato de entrega de uma Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) na cidade de Macapá. 


A UBSF foi inaugurada pelo prefeito Clécio Luís, com a presença dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, do deputado federal André Abdon e do deputado Luiz Carlos, na rampa do Santa Inês. Ela servirá para ampliar o acesso da população ribeirinha a procedimentos como consultas médicas e atendimentos em saúde bucal. 

A embarcação possui espaço com consultórios, farmácia, laboratório e acomodações com banheiro. "Essa UBS Fluvial será de enorme importância para os ribeirinhos das comunidades que localizam as margens do rio Amazonas, no qual receberão vários serviços de saúde, diagnósticos e tratamentos que serão disponibilizados diurnamente por diversos profissionais. Ficamos muitos felizes pelo trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), em nome da secretaria Silvana Vedovelli, por encontrarmos a farmácia abastecida e com farmacêutico presente para realizar o atendimento e os serviços farmacêuticos aos ribeirinhos. O deputado federal Luiz Carlos acompanhou nossa visita e ratificou a importância do profissional farmacêutico para o funcionamento da UBS Fluvial", Afirma conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Amapá, Carlos André Oeiras Sena.

A unidade comporta mobiliário e equipamentos para procedimentos como exames laboratoriais, curativos e suturas, com capacidade instalada para 100 atendimentos diários. Ela funcionará 20 dias por mês em área delimitada para atuação, compreendendo o deslocamento fluvial até as comunidades e o atendimento direto à população ribeirinha. Nos outros dias, a embarcação pode ficar ancorada em solo, na sede do município, para que as equipes de saúde possam fazer atividades de planejamento e educação permanente junto a outros profissionais.

A UBSF foi adquirida por meio de programa do Ministério da Saúde, que fez o repasse de R$ 1.879.450,00, e de contrapartida do Município, de R$ 75.578. Para o repasse do recurso e o seu efetivo funcionamento, a prefeitura contou com a articulação da bancada federal do Amapá. Os senadores Davi e Randolfe, e o deputado federal André Abdon destinaram emendas para a aquisição de materiais permanentes e uma embarcação de apoio. Após a cerimônia, a UBS Fluvial segue para o distrito do Bailique, onde fará atendimentos nas comunidades de Vila Progresso, Maranata, Arraiol do Bailique e Livramento, Boa Esperança e Itamatatuba.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700