Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Dia mundial do Alzheimer: número de casos duplicará em 20 anos

Data: 22/09/2010

O número de doentes de Alzheimer e outras demências similares duplicará nos próximos 20 anos, passando de 35,6 milhões atualmente para 65,7 milhões em 2030, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira, data em que é lembrado o Dia Mundial do Alzheimer. A associação AlzeimerDisease International (ADI), que reúne 73 associações de diversas partes do mundo, afirma que este número deverá triplicar nos próximos 40 anos.

Assim, os doentes somarão 115,4 milhões em 2050. O custo da doença de Alzheimer e das outras demências representará em 2010 1% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, ou seja, 604 bilhões de dólares, afirma o relatório.

Segundo os especialistas do KingCollege de Londres e do Karolinska Institutet da Suécia, que compilaram os dados mais recentes do estudo, os fundos dedicados ao Alzheimer terão que se multiplicar por 15 para atender aqueles que sofrem deste mal, um financiamento comparável ao dos que sofrem de doenças cardiovasculares, e por 30 para se igualar ao financiamento para aqueles que padecem de câncer.

A doença de Alzheimer e as outras similares afetam 0,5% da população mundial. O risco de ter a doença aumenta com a idade: duplica-se a cada cinco anos a partir de 65 anos e chega a 50% aos 85 anos. Segundo a Alzheimer Disease International, os governos teriam que dar mais importância ao Alzheimer ao planejar suas políticas de saúde.

— A doença de Alzheimer e as outras demências similares constituem a maior crise social e de saúde do século XXI — declarou a presidente da ADI, Daisy Acosta.

— Os governos do mundo estão muito mal preparados para os transtornos econômicos e sociais que esta doença deverá causar — completou.

 

Fonte: Zero Hora
Autor: Zero Hora

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700