Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Tratamento de dependentes químicos com homeopatia tem início em Itajaí

Data: 04/12/2018

CFF participou do lançamento do cocacrack3, na Univali, e recebeu homenagens

Na noite da última quinta-feira (29/11), em cerimônia realizada na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), deu-se início às atividades do projeto CocaCrack3, de iniciativa do Conselho Federal de Farmácia (CFF), executado por meio de um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Itajaí, a Univali, a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), com a chancela dos ministérios da Saúde (MS) e da Justiça (MJ). Itajaí será polo nacional confirmatório da pesquisa.

O CFF participou do lançamento, representado pelo secretário-geral, Erlandson Uchôa Lacerda, que discursou sobre a importância de órgãos de saúde atuarem pela recuperação de usuários de droga: “o CFF tem como uma de suas atribuições zelar pela saúde pública, e quer exemplo melhor de zelo para com a saúde pública do que participar de um projeto que, indubitavelmente, contribuirá de forma efetiva com a Política Nacional Antidrogas?”. Na ocasião, tanto Erlandson, como o coordenador técnico-científico, José Luis Maldonado, e o presidente do CFF, Walter Jorge João (representado pelo secretário-geral), foram homenageados pela iniciativa.

Ao todo, a pesquisa terá a participação de 120 dependentes de cocaína e crack, para acompanhamento no período de 12 semanas. Nesse prazo, o objetivo é verificar a eficácia da homeopatia para redução da “fissura” pela droga. “O tratamento auxilia o dependente a sair da fase aguda, mas ele precisa continuar o tratamento e Itajaí possui toda estrutura para isso, com Atenção Básica, Caps, Consultório na Rua e Centro de Práticas Integrativas”, afirmou uma das coordenadoras regionais do projeto e presidente do CRF-SC, Karen Berenice Denez, que também coordena o GT sobre Homeopatia do CFF.

A cerimônia de lançamento reuniu profissionais, professores e pesquisadores envolvidos com o projeto e contou com uma palestra sobre Homeopatia, o que marcou o início da capacitação dos profissionais da Atenção Básica. Eles desenvolverão o trabalho junto aos usuários, com acompanhamento dos médicos homeopatas do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde de Itajaí (Cepics).

O projeto receberá financiamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), viabilizado por meio do Governo Federal, no valor de 100 mil dólares, o que viabilizará a execução das ações. A coordenadora local do projeto e membro do GT sobre Homeopatia do CFF, Noemia Liege Bernardo, explicou que a segunda etapa consiste na estruturação do Centro de Práticas Integrativas de Complementares em Saúde de Itajaí (CEPICS), que dará suporte às equipes de saúde da família, bem como fará a continuidade do tratamento dos usuários. A terceira etapa do projeto será a estruturação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que também participarão do tratamento dos dependentes. O recrutamento dos usuários deve iniciar no próximo ano.

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, ressaltou a importância de poder sediar um projeto que poderá ser replicado em todo país. “É um imenso orgulho poder firmar essa parceria com a Univali para executar o projeto idealizado pelo Conselho Federal de Farmácia. E o grande diferencial é que o tratamento será aplicado nas nossas unidades de saúde”, pontuou.

O reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, afirmou que o projeto reforça a relevância das ciências farmacêuticas e fortalece a parceria entre universidade e poder público. “Temos que parabenizar o município por se permitir investir em ações inovadoras para o combate à dependência química através de sua rede de Atenção Básica”.

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700