Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Representantes do CFF participam do II Simpósio de Farmácia e Análises Clínicas, em Natal

Data: 01/12/2018

A Vice-presidente do CFF, Lenira Costa, e a assessora da Presidência, Josélia Frade, participaram neste sábado, 01.12, do II Simpósio de Farmácia e Análises Clínicas do Rio Grande do Norte. Na oportunidade também foram entregues as medalhas e diplomas aos indicados à Comenda do Mérito Farmacêutico, no Estado.

Na abertura do evento, o presidente do CRF-RN, Sales de Araújo Guedes, lembrou que constante atualização é primordial para a excelência na prestação de serviços farmacêuticos e destacou a importância da entrega da Comenda do Mérito Farmacêutico a profissionais do Estado. “É uma homenagem aos que se dedicaram e ainda se dedicam e encaram o bem-estar do próximo como missão”, disse.

“Reunir a categoria para atualizar e refletir sobre a nossa profissão é fundamental. O nosso âmbito é bastante amplo e pródigo. Tenho a felicidade de compartilhar com vocês o trabalho incansável do CFF na busca da legitimidade e na garantia do exercício da profissão e todas as suas áreas de atuação. Ainda que apareçam dificuldades, as conquistas têm sido alcançadas, pois o que nos move é o sonho de uma saúde com acesso irrestrito a toda população. Isso exige preparo e eventos como esse são de extrema importância para os profissionais”, disse Lenira Costa, na abertura do evento.

Representando o Presidente do CFF, Walter Jorge João, a assessora Josélia Frade fez a abertura do evento com a palestra “Novos rumos da profissão farmacêutica”. Em sua apresentação fez um histórico da profissão nos últimos anos e lembrou que a prescrição farmacêutica e as atribuições clínicas abrem novos horizontes para os farmacêuticos, para a população, a saúde e o mercado. Consolidam a filosofia de atuação profissional junto ao paciente e terão importância decisiva na consolidação da autoridade técnica do farmacêutico.

“Além de regulamentar essas atividades, o CFF assumiu o papel de fomentador do conhecimento da farmácia clínica, por meio Profar e inúmeras ações que fazem parte de uma agenda positiva para a profissão. Tal agenda tem bases políticas e técnicas que demandam muito trabalho e união da categoria”, lembrou Josélia Frade.

COMENDA – Foram homenageados com a Comenda do Mérito Farmacêutico, os seguintes farmacêuticos: Antônia Elizabeth de Brito, Cleide Barbosa de Macedo, João Batista Ribeiro da Hora, Maria Paulo da Silva e Rosana Lucena Tavares de Sá Leitão.

Ainda de manhã, a integrante do GT de Diabetes do CFF, Eliete Bachrany, ministrou a palestra “O Papel do farmacêutico no cuidado às pessoas com Obesidade”.

No período vespertino foram ministrados os minicursos:
- Novas Padronizações e Recomendações em Hematologia, com Paulo Merisio
- Química medicinal dos antimicrobianos e resistência bacteriana no contexto da assistência farmacêutica e laboratorial – com José Alcemir Lopes e Jairo Sotero


- CIRCUITO DE SERVIÇOS FARMACÊUTICOS
                Glicemia e colesterol, com Mônica Lenzi
                Antropometria, com Eliete Bachrany
                Capacidade respiratória e técnicas de uso de dispositivos inaladores, com Josélia Frade.

 

O evento foi realizado pelo CRF-RN com apoio do CFF.

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700