Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF presente nas comemorações dos 60 anos da UFRN

Data: 30/11/2018

A Vice-presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Lenira Costa, participou nesta manhã de sexta-feira, dia 30.11, da mesa de abertura do encontro “Passado, presente e futuro da Farmácia no Rio Grande do Norte”, realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal/RN. O evento é parte das comemorações pelos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Logo após a abertura, foi exibido o documentário “A ORIGEM DA FARMÁCIA CLÍNICA NO BRASIL”, uma produção do CFF, em parceria com a Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC) e UFRN.

O documentário resgata a história do primeiro serviço de Farmácia Clínica e do primeiro Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM) do país, implantados no antigo Hospital das Clínicas da UFRN, atual Hospital Universitário Onofre Lopes.

Tarcisio José Palhano, atual assessor da Presidência do CFF e Presidente da SBFC, foi o responsável por essa implantação e pelo convite às farmacêuticas Ivonete Batista e Lúcia Noblat para se integrarem à equipe de farmacêuticos clínicos do hospital, desde o início das atividades.

Entre outros registros, o documentário destaca a importância de Aleixo Prates como o grande responsável por ter criados as condições para a introdução da Farmácia Clínica, no Brasil, e de Onofre Lopes da Silva Júnior, por ter aberto as portas da IV Disciplina de Clínica Cirúrgica para o desenvolvimento das primeiras atividades no Hospital das Clínicas.

“A Faculdade de Farmácia da UFRN foi uma plataforma de lançamento da filosofia e prática da Farmácia Clínica no país, que aproximou o farmacêutico da sociedade por meio do cuidado prestado ao paciente. Isso precisa ser valorizado. É preciso refletir não só sobre o que fomos, mas também sobre o que estamos edificando hoje e sobre o nosso futuro. Nossa história é brilhante, nosso passado faz parte do nosso presente e é um marco para as futuras gerações”, comentou Lenira Costa.

Para Tarcisio Palhano, o documentário preenche uma lacuna na história da Farmácia brasileira, pois promove o reconhecimento da UFRN como cenário do processo de implantação de um serviço pioneiro que contribuiu para aperfeiçoar o cuidado em saúde para a população.

“É uma grande emoção voltar ao Hospital Onofre Lopes, contar, em forma de documentário, essa história e reconhecer, na plateia, pessoas que fizeram e fazem parte dela. Não foi fácil. Mas só não se faz, quando não se quer fazer. Quando não se quer fazer, se encontra uma desculpa. Obrigado ao presidente do CFF, Walter Jorge João, pelo irrestrito apoio e, meu agradecimento especial aos professores Aleixo Prates e Onofre Lopes da Silva Júnior, pelo papel relevante, de ambos, na construção dessa história”, disse Palhano.

EVENTO – Além de Lenira Costa (CFF) e Tarcisio Palhano (SBFC), fizeram parte da mesa de abertura, o Pró-reitor de Pesquisa da UFRN, Jorge Falcão (representando a reitora Angela Maria Paiva Cruz); e Antônio Lisboa, Vice-diretor do Centro de Ciências da Saúde/UFRN.

O encontro incluiu a mesa redonda “A Farmácia Clínica e a Residência Multiprofissional: integração ensino, pesquisa e extensão”, com Valdjane Saldanha (HUOL); Elaine Cristina Alves, da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) e Rand Randall Martins, do Departamento de Farmácia (DFAR/UFRN)

No período vespertino foi a vez de Rafael Selbach Scheffel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a palestra “Desafios para a seleção de medicamentos
excepcionais”; e Maria Célia Ribeiro Dantas de Aguiar, da UFRN, com a “História da Farmácia do Rio Grande do Norte”.

Em seguida, a professora Lúcia Noblat, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), apresentou a palestra “O ensino da Farmácia Clínica no Reino Unido”.

Encerrando o evento, Tarcisio Palhano reiterou os agradecimentos aos presentes e a todos os que participaram, de alguma forma, da produção do documentário, e desejou que os novos farmacêuticos continuem escrevendo a história da Farmácia Clínica no Brasil com dedicação e comprometimento com a saúde e com o bem-estar da população.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE O DOCUMENTÁRIO - https://www.youtube.com/watch?v=E0cvGVu7i8I

 

Fonte: CFF
Autor: Comunicação

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700