Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA fala de diabetes

Data: 11/10/2018

Dados levantados pelo Ministério da Saúde, por meio da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), revelam que quase 9% da população brasileira sofre de diabetes. Essa doença crônica não transmissível é uma pandemia em curso e crescente, e está associada, entre outros fatores, ao envelhecimento da população, à prevalência da obesidade, ao sedentarismo, à alimentação inadequada. A diabetes é o tema da “Entrevista Farmacêutica” de 17.10.18.

COMPLICAÇÕES - A diabetes gera complicações, como o pé diabético, caracterizado pelo surgimento de feridas na pele e falta de sensibilidade no pé, provocadas por lesões nos vasos sanguíneos e nervos, o que pode levar à amputação do membro afetado; nefropatia (lesão nos rins), identificada pela dificuldade na filtração do sangue, que pode resultar na insuficiência renal, situação que, muitas vezes, leva à necessidade da realização de hemodiálise e até no transplante dos rins; problemas nos olhos, como cataratas, glaucoma, edema macular, retinopatia diabética; neuropatia diabética, marcada pela degeneração dos nervos; problemas no coração, como infarto do miocárdio, hipertensão arterial, AVC (acidente vascular cerebral), entre outros.

O farmacêutico DR. WILSON HIROSHI enfatiza que a mudança nos hábitos de vida, o diagnóstico e o tratamento adequado são decisivos para o controle da doença. Mas lamenta o fato de cerca de 50% dos diabéticos abandonarem o tratamento. “Há vários motivos para isso. Ser uma doença crônica, que exige tratamento com medicamentos de uso contínuo, é um dos motivos”, explica DR. HIROSHI. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece diagnóstico e tratamento da diabetes.

ENTREVISTADO - DR. WILSON HIROSHI é o nosso convidado para falar sobre a diabetes. Farmacêutico formado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), HIROSHI especializou-se em Saúde da Família e em Gestão da Assistência Farmacêutica. Ele integra a Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia e é conselheiro nacional de Saúde. No CNS, DR. WILSON HIROSHI representa o CFF. Ele falará sobre a doença (sintomas, prevenção, tratamento, programas públicos) e o papel do farmacêutico na prevenção e controle da mesma.

RASTREAMENTO - Em novembro, o Conselho Federal de Farmácia realizará um grande rastreamento da doença. Para tanto, convida farmacêuticos que atuam, em farmácias comunitárias, a se envolverem com a ação. O estudo terá início, em 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, e vai até o dia 30. O CFF espera a adesão de 408 estabelecimentos de todo o País.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, na quarta-feira (17.10.18), ao vivo, a partir das 17h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700