Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias Gerais

Idas à farmácia poupam milhões aos serviços de saúde

Data: 03/09/2010

Os serviços nacionais de saúde poupam centenas de milhões de euros todos os anos graças às farmácias, revela um estudo apresentado esta quinta-feira no Congresso Mundial da Farmácia e das Ciências Farmacêuticas, que decorre em Lisboa, citado pelo Destak. Isto porque muitos doentes dirigem-se primeiro às farmácias antes de consultarem um médico.

Só na Finlândia, revela o relatório, foram poupados 500 milhões de euros em apenas um ano. E isto simplesmente porque as pessoas pediram conselhos ao farmacêutico para problemas gerais de saúde, em vez de correrem logo para o médico.

O trabalho, realizado pela PricewaterhouseCoopers e pela Associação Finlandesa de Farmácias, em 2009, junto de quase duas centenas de farmacêuticos mostrou o que, explicou Erkki Kostiainen, da associação, já se sabia mas ainda não tinha sido possível quantificar. "Decidimos que valia a pena verificar quanto é que este trabalho gratuito levado a cabo pelos farmacêuticos comunitários poderia poupar aos serviços de saúde. Pensávamos que a poupança seria substancial, mas é justo dizer que ficámos surpreendidos ao descobrir o seu verdadeiro valor", referiu o especialista em Lisboa.

Os dados, revistos por um painel composto por farmacêuticos, um advogado e um economista, revelaram que as visitas às farmácias impediram 6,2 milhões de idas aos médicos de clínica geral e 750 mil idas às urgências por ano. Ajudaram ainda a reduzir em 2,6 milhões a necessidade de prescrever medicamentos.

"A maior fatia da poupança - cerca de 300 milhões - resulta de menos visitas aos médicos de família", avançou Kostiainen. Mas não se trata de se substituírem aos médicos. "Em muitos casos, a orientação de um farmacêutico pode ser o que é preciso e, caso não seja, os farmacêuticos podem aconselhar uma ida ao clínico".

"Apesar da avaliação do estudo ter por base a opinião e experiência de médicos e farmacêuticos em vez de factos, são um bom indicador do total das poupanças conseguidas. Não vejo razão para que estas conclusões não possam ser aplicadas a outros países", acrescentou ainda.
 

Fonte: Portal RCM Pharma
Autor: Portal RCM Pharma

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700