Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Farmacêuticos realizarão exame de bioimpedância no Bem Estar Global

Data: 16/08/2018

Campo Grande é a capital do país com o maior porcentual de pessoas com sobrepeso e a terceira em incidência de obesidade. É o que aponta o estudo Vigitel Brasil 2017, do Ministério da Saúde. Segundo a pesquisa, 59,8% dos habitantes da capital sul mato-grossense estão acima do peso e 23,4% são obesos. Por essa razão, a prevenção e o controle da obesidade terão atenção especial dos farmacêuticos, durante o Bem Estar Global, que será realizado na cidade no dia 24 de agosto, das 7 às 12 horas, no Parque das Nações Indígenas. Ação Social da Rede Globo e do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Bem Estar Global tem a parceria do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O exame de bioimpedância, que mede a quantidade de gordura e de músculo no corpo, será um item da lista de serviços e procedimentos que estarão à disposição da população na Tenda da Farmácia nesta edição (ver lista abaixo). Para os atendimentos, o CFF e o Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso do Sul (CRF-MS), correalizador da ação, contarão com as parcerias da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) – Regional de Mato Grosso do Sul e da Secretaria Municipal da Saúde de Campo Grande (Sesau). Além de reforçar a equipe de farmacêuticos no local do evento, a Secretaria colocou as unidades de saúde da rede municipal para, junto com as farmácias comunitárias parceiras, receber os pacientes que necessitarem de acompanhamento posterior.

A coordenadora do Bem Estar Global no CFF, Josélia Frade, destaca que os farmacêuticos têm muito a contribuir no enfrentamento à alta prevalência do sobrepeso e da obesidade no país. Eles também são grandes aliados no combate das doenças associadas ao ganho de peso, como a hipertensão e a diabetes. “Essas doenças requerem uma abordagem multiprofissional, e estão intimamente relacionadas ao uso simultâneo de vários medicamentos. Os farmacêuticos, além de auxiliarem na prevenção e na educação em saúde, detêm a capacidade técnica para promover a adesão e acompanhar os tratamentos, evitando complicações.”

Em cinco edições, é a primeira vez que a Tenda da Farmácia disponibiliza atendimento a pessoas com sobrepeso e obesidade. Para o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, o Bem Estar Global está sendo uma excelente oportunidade para mostrar, a sociedade, a diversidade da profissão farmacêutica. “Mas é especialmente empolgante poder dar visibilidade à Farmácia Clínica e à sua importância no cuidado à saúde das pessoas”, comenta o presidente do CFF, em referência a essa modalidade de prática farmacêutica regulamentada pelo CFF em 2013, com a publicação da Resolução/CFF nº 585.

Atendimentos que serão prestados na Tenda da Farmácia:

• Exame de bioimpedância
• Educação em saúde sobre obesidade e doenças crônicas associadas (diabetes, hipertensão e dislipidemia)
• Medida de circunferência abdominal
• Consulta farmacêutica com farmacêuticos clínicos
• Medida da Pressão Arterial
• Dosagem de glicemia e de colesterol capilar
• Orientação sobre aplicação e rodízio de insulina e entrega de seletores de local de aplicação e
• Orientação sobre o uso racional e o descarte correto de medicamentos, com distribuição de folder sobre o tema

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700