Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

ENTREVISTA FARMACÊUTICA fala do acesso aos medicamentos na rede pública

Data: 13/04/2018

Controlar os sofrimentos gerados pelas doenças é um desafio que a humanidade enfrenta, ao longo de toda a sua existência. O medicamento é item importante nesse contexto. O acesso contínuo e adequado da população ao medicamento, na rede pública, no Brasil, continua sendo um grande desafio, mesmo com as políticas públicas que foram implementadas, no País, a partir da década de 1990, para garantir o acesso. Exemplos são a Política Nacional de Medicamentos (PNM), a Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), a Política de Medicamentos Genéricos e o Programa Farmácia Popular.

A assistência farmacêutica, no SUS, segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os itens estão contemplados em estratégias, programas e se apresentam em componentes que formam um emaranhado de difícil compreensão por muitas pessoas. Como a clientela do SUS pode acessar o medicamento? O está por trás da dificuldade de acesso: a carência de recursos públicos? A falta de organização da assistência farmacêutica em níveis federal, estaduais e municipais? Qual o ponto de partida para o Município organizar o setor?

Quem responde a esta e a outras questões é a DRA. MÁRCIA REGINA GUTIERREZ SALDANHA. Ela é a convidada da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na quarta-feira (18.04.18), a partir das 15h30, ao vivo, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A ENTREVISTADA - Farmacêutica formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), DRA. MÁRCIA SALDANHA tem mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade de Brasília (UnB) e em Citologia Clínica e em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Mato Grosso do Sul/Fiocruz. Atua como responsável técnica pela logística de medicamentos da Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul, Estado em que é, também, responsável pela Assistência Farmacêutica na Atenção Básica. A DRA. MÁRCIA SALDANHA é, ainda, conselheira federal de Farmácia pelo MS.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Por Aloísio Brandão, jornalista do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700