Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Publicada a resolução com os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação humana

Data: 28/12/2017

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira, 28 de dezembro, a RESOLUÇÃO - RDC Nº 197, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2017, que dispõe sobre os requisitos mínimos para o funcionamento dos serviços de vacinação humana. A regulamentação era aguardada há três anos pelos conselhos de Farmácia e demais entidades representativas do setor, desde a publicação da lei nº13.021/14, que, em seu Artigo 7º, autoriza as farmácias a dispor de vacinas e soros para atendimento à população. 
 
Como um dos protagonistas do movimento que resultou na edição da normativa, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) parabeniza a Anvisa pela medida e comemora mais esta conquista que reconhece o farmacêutico como um dos profissionais da saúde que podem contribuir para a prevenção de doenças, seja no setor público ou privado e também pela possibilidade de ampliação do serviço visto a grande capilaridade das farmácias no país e o seu horário ampliado de funcionamento. "A normativa também possibilita que a Lei 13.021/14 cumpra seu objetivo social e sanitário de ampliar o acesso à prevenção de doenças e à promoção da saúde por meio da imunizacão", diz o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. 
 
 
O presidente do CFF ressalta que o Brasil é um exemplo mundial na área de imunização, porque tem um Programa Nacional de Imunização público, gratuito, em funcionamento dentro do âmbito do SUS, envolve equipe multiprofissional e o farmacêutico se orgulha de ser parte. Destaca ainda que poderemos contribuir para a ampliação de acesso, por exemplo, para a vacina contra a gripe, que é garantida apenas para algumas faixas etárias e grupos prioritários pelo PNI e também de outras vacinas que não constam no calendário oficial por meio de receitas.
 
De acordo com o presidente do CFF, o Conselho irá atualizar outras resoluções da entidade que tratam dessa pauta, para alinhar com a RDC recém publicada. Ele reitera o compromisso público do órgão de atuar pela capacitação dos farmacêuticos, para que eles estejam prontos para bem servir às necessidades de saúde da população e disponibilizar os serviços de vacinação nas farmácias. 
 
O presidente do CFF convoca todos os farmacêuticos brasileiros a contribuírem com esta importante pauta para o país, seja nos estabelecimentos públicos ou privados.
 
 Para ler a resolução, clique aqui. 
 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700