Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

"SUS: uma compreensão sanitária, social, gestora e financeira" na ENTREVISTA FARMACÊUTICA

Data: 24/11/2017

A Constituição Federal, promulgada, em 1988, promoveu uma reviravolta na saúde, ao instituir, no País, o SUS (Sistema Único de Saúde). Isto, porque o SUS passou a oferecer a todas as pessoas acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. Cento e oitenta milhões de brasileiros são beneficiados com o SUS, o que o coloca como um dos maiores – se não o maior – sistemas públicos de saúde do mundo. Para ser ter uma ideia do gigantesco tamanho do Sistema, basta lembrar que, por ano, ele realiza cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, que vão de procedimentos ambulatoriais simples aos de alta complexidade, a exemplo de transplantes de órgãos.

Mas o SUS é uma obra, ainda, não concluída, mas em permanente processo de construção, que experimenta sérios problemas. Um deles é o desfinanciamento progressivo, com a falta de recursos. A Constituição que o criou prevê que a verba para o Sistema seja de 30% do orçamento da seguridade social, o que corresponderia a, pelo menos, o dobro do seu orçamento atual.

Essas dificuldades podem minar o SUS e estrangular a saúde pública? Como é a gestão desse Sistema que conta com a participação social e possui incrível capilaridade? Que serviços os farmacêuticos podem prestar no SUS? E que desafios estão enfrentando para consolidar o seu espaço dentro do Sistema? As respostas a estas e a outras perguntas estão com o DR. FRANCISCO BATISTA JÚNIOR. Ele é o convidado da “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (29.11.17) para falar sobre o SUS, dentro de uma compreensão sanitária, social, gestora e financeira.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO - DR. FRANCISCO BATISTA JÚNIOR é farmacêutico industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem pós-graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua como farmacêutico hospitalar no SUS, em Natal (RN). Foi presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), de novembro de 2006 a fevereiro de 2011. DR. FRANCISCO BATISTA JÚNIOR representa o Conselho Federal de Farmácia (CFF) nas comissões intersetoriais de Recursos Humanos e Relações de Trabalho e de Orçamento e Financiamento do SUS junto ao CNS.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.


Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700