Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

CFF recebe delegação chinesa

Data: 22/11/2017

Representantes do estado chinês de Gansu e da WFCMS (Federação Mundial de Sociedades de Medicina Chinesa) se reuniram na tarde desta quarta-feira, dia 22 de novembro, com a Diretoria do Conselho Federal de Farmácia (CFF), na sede do órgão. A delegação está no Brasil para tratativas com o governo federal, mais especificamente o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir estratégias que viabilizem os acordos firmados na 7ª Reunião de Ministros da Saúde dos Países BRICS, realizada em julho, na China, pelo fortalecimento da Medicina Tradicional Chinesa como prática integrativa e complementar no Sistema Único de Saúde (SUS). 
Na visita ao conselho, que foi intermediada pelo farmacêutico Paulo Varanda,  representante do Conselho na Anvisa e no Ministério da Saúde para assuntos relacionados ao tema, os representantes chineses propuseram uma aproximação maior com o CFF, com vistas à divulgação da Medicina Tradicional Chinesa no país. Eles se dispuseram a participar de eventos promovidos pelo conselho e também pediram o apoio do órgão ao congresso que a China realizará em parceria com o Ministério da Saúde no próximo ano, em São Paulo. 
Um vídeo produzido pelo governo chinês para demonstrar como aquele país tem trabalhado em pesquisas e no desenvolvimento de tratamentos a base de plantas foi apresentado na reunião. Como lembrou Fang Fang, presidente da Associação Brasileira de Medicina Chinesa e uma das integrantes da delegação, a pesquisadora chinesa Tu Youyou foi uma das ganhadoras do Prêmio Nobel de 2015 por sua descoberta de uma terapia contra a Malária, a base do extrato da planta artemísia (Artemisia annua).
 O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João disse que o Brasil precisa dessa prática integrativa para ampliar o acesso à assistência à saúde e promover mais qualidade de vida. Ele destacou que o CFF apoiará as iniciativas, incluindo o congresso que será promovido em 2018. Também comprometeu-se a inserir o tema na programação do II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que será realizado pelo CFF, em 2019, na cidade de Belém do Pará. “Nada mais adequado, considerando que Belém do Pará é a porta de entrada para a Amazônia, onde está a maior biodiversidade do planeta”, concluiu.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700