Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Documentário lançado no I CBCF narra a origem do primeiro serviço de Farmácia Clínica do Brasil

Data: 17/11/2017

Na quinta-feira, 16, no segundo dia do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, foi lançado o documentário “Origem da farmácia clínica no Brasil”, produção conjunta da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF). O lançamento aconteceu durante a abertura do III ENEFEC – Encontro Nacional de Educadores em Farmácia Clínica, no Rafain Hotel, Foz do Iguaçu (PR).

O documentário pretende resgatar a história do primeiro serviço de Farmácia Clínica e do primeiro centro de informação sobre medicamentos (CIM) do país, implantado no antigo Hospital das Clínicas da UFRN, atual Hospital Universitário Onofre Lopes, pelo farmacêutico e professor Tarciso José Palhano. A proposta partiu de professores do curso de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) à época, e constitui a primeira ação da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), recentemente criada, de cuja diretoria fazem parte os três professores pioneiros da farmácia clínica no Brasil.

Para Tarcísio Palhano, presidente da SBFC e fundador do serviço, ao lado das farmacêuticas e professoras Lúcia de Araújo Costa Beisl Noblat e Ivonete Batista de Araújo, o lançamento vem preencher uma lacuna na história da Farmácia brasileira, promover o reconhecimento da UFRN como cenário do processo de implantação de um serviço que contribuiu para aperfeiçoar o cuidado em saúde para a população, além de divulgar a importância da Farmácia Clínica como um modelo de cuidado essencial à qualidade da atenção em saúde. “Formalizamos os registros das informações sobre a origem da farmácia clínica brasileira, destacando o trabalho pioneiro das equipes de professores e servidores como protagonistas dessa iniciativa. Essa é uma obra que servirá de pesquisa para acadêmicos e profissionais”, comenta.

A reitora da UFRN, Angela Paiva, destaca essa marca pioneira da instituição na história da Farmácia no Brasil. “Nesses 60 anos da vida da UFRN, esse é um ponto de muito relevo. E nós precisamos celebrar e contar essa história para o nossos alunos, para os nossos professores, para sociedade norteriograndense e para o Brasil” destaca.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, explicou os motivos que levaram o CFF a contribuir com o projeto. "Desde 2012, quando assumimos a gestão do Conselho Federal de Farmácia, temos trabalhado intensamente pela disseminação da prática farmacêutica baseada no cuidado à saúde das pessoas. Esse modelo de atuação profissional, que começou no Brasil com o serviço implantado no hospital universitário da UFRN, tem contribuído para o resgate da imagem dos farmacêuticos brasileiros como verdadeiros profissionais da saúde, que são”, destaca Walter Jorge João.

Por isso, segundo o presidente do CFF, reveste-se de grande importância o apoio do conselho e da UFRN à iniciativa da SBFC de registrar a história do primeiro serviço de Farmácia Clínica do Brasil. “Até agora, essa história estava fragmentada na memória e em arquivos pessoais de seus pioneiros. Desta forma, damos mais um passo para a ampla disseminação desse modelo de cuidado tão importante. Parabéns à UFRN, pelo pioneirismo na Farmácia Clínica, e também pelos seus 60 anos", diz.

Foram mais de 11 horas de gravações, sintetizadas em um documentário de 62 minutos, que virá acompanhado do lançamento de um livro, posteriormente, com mais detalhes que não puderam ser relatados no filme. “Como tínhamos uma limitação de tempo, vamos também lançar um livro, com informações completas, fotos e particularidades de todo esse processo”, acrescenta Palhano.

 

Para assistir ao documentário, CLIQUE AQUI.

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700