Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

PRESCRIÇÃO ADIADA

Data: 02/07/2010

 O primeiro dia de Reunião Plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF), realizado, hoje, 01 de julho, em São Paulo (SP), foi marcado pelo debate sobre a Proposta de Resolução que trata da prescrição farmacêutica de medicamentos. Apesar de ter recebido apoio dos Conselheiros Federais, o novo texto da Proposta, apresentou pontos polêmicos, e o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, resolveu adiar a votação para a próxima Reunião Plenária do CFF, que será realizada, no final do mês de julho.

O dirigente lembra que, ao propor a regulamentação da prescrição farmacêutica, o principal objetivo do CFF é ampliar a segurança do usuário de medicamentos isentos de prescrição, protegendo-o de possíveis interações medicamentosas, reações indesejáveis e intoxicações. “Este anseio da categoria e a demanda que existe por parte da sociedade não podem ser os únicos parâmetros para que o Conselho Federal de Farmácia aprove uma resolução. É preciso responsabilidade, bom senso e sabedoria para regulamentar mais um serviço que o farmacêutico irá prestar, na farmácia”, disse. As opiniões dos Conselheiros Federais de Farmácia quanto à redação da proposta de resolução não foram consensuais, por isso a decisão de adiar a votação.

Souza Santos explica que a prescrição farmacêutica, ou seja, a orientação do farmacêutico feita por escrito e contendo a sua assinatura, tem, também, o objetivo de promover o uso racional dos medicamentos. “Tal atividade qualificará o uso, diminuirá as interações medicamentosas, e levará à adesão do paciente ao tratamento, reduzindo o índice de intoxicações medicamentosas. Todo medicamento pode gerar reações indesejáveis em seus usuários. O que ajuda a diminuir ou impedir os problemas é a orientação”, afirma.

PLENÁRIA - Da pauta, ainda constaram a apresentação da proposta de modificação da Resolução n.º 514, que dispõe sobre o título de farmacêutico-bioquímico; a Proposta de Resolução que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico analista de medicamentos, cosméticos, saneantes, alimentos e produtos para a saúde; e a apresentação da proposta de organização e financiamento da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: CFF
Autor: Veruska Narikawa

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700