Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas

Prescrição farmacêutica de cosméticos e cosmecêuticos

Data: 19/09/2017

Quem participará do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que acontece de 15 a 18 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), terá a oportunidade de conhecer ou aprimorar práticas de prescrição farmacêutica de cosméticos e cosmecêuticos. O assunto será tema de palestra na manhã do dia 17, com o farmacêutico Lucas Portilho, especialista em Cosmetologia com 17 anos de experiência na área, professor e coordenador dos cursos de pós-graduação MBA do Instituto IPUPO/SBE Educacional.

Os farmacêuticos estão habilitados a prescrever cosmecêutico ou dermocosmético desde a publicação da Resolução CFF nº 586/13, que regula a prescrição farmacêutica. Esses produtos são registrados como cosméticos, portanto, são de venda livre. No entanto, Lucas explica que os termos “cosmecêutico” e “dermocosmético” não são utilizados pelos órgãos regulatórios. “São termos usados pelo marketing de muitas empresas para tentar passar a impressão que um cosmético teria uma ação mais potente. Na verdade, para fins regulatórios somente existem cosméticos ou medicamentos”.

Em sua palestra, o especialista comentará particularidades da prescrição de cosméticos e cosmecêuticos em relação a de medicamentos. Para ele, a grande vantagem é que os cosméticos apresentam menos efeitos adversos comparado aos medicamentos. “Os cosméticos, apesar da sua definição, vão muito além de perfumar e alterar a aparência da pele. Hoje, é possível usar cosméticos para reduzir rugas, tratar manchas, diminuir o aspecto causado pela celulite e tratar doenças como rosácea, psoríase ou dermatite atopica”.

O mercado dessa área é ainda pouco explorado pelos farmacêuticos, segundo Lucas. Um dos desafios é a ampla quantidade de produtos e ativos existentes no mercado, o que exige que esse profissional seja um especialista na área para indicar o melhor produto. “Ainda falta muito para que o farmacêutico tenha total segurança na prescrição desse tipo de produto. Sabemos que nas universidades pouca atenção é dada para essa disciplina e o profissional acaba saindo sem muita noção do que indicar. A pós-graduação é um caminho”.

Faça a sua inscrição em www.congressobrasileiro.org.br

Fonte: Comunicação do CFF
Autor: Murilo Caldas

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700