Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Presidente do CFF fala sobre avanços da profissão farmacêutica, em Mato Grosso

Data: 19/09/2017

O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, falou, nessa segunda-feira (18.09.17), em Mato Grosso, sobre as conquistas recentes da profissão farmacêutica, no Brasil, a exemplo do crescente número de consultórios farmacêuticos implantados, nas farmácias, e da expansão das especialidades profissionais. Os avanços da Farmácia foram o tema do discurso que o dirigente do CFF proferiu, no auditório do Conselho Regional de Farmácia do Mato Grosso, em solenidade realizada pelo Regional em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, 25 de setembro. O ato reuniu farmacêuticos, estudantes de Farmácia, coordenadores de cursos e funcionários do órgão.

"O consultório farmacêutico, no Brasil, já é uma realidade", afirmou o Dr. Walter Jorge para um auditório lotado. Lembrou que existem mais de 1.500 consultórios, no País. Falou, ainda, sobre o fenômeno da diversificação que está acontecendo no seio da profissão. Atualmente, acrescentou, há 119 especialidades profissionais, muitas delas nunca imaginadas, como a perfusão sanguínea extracorpórea, regulamentada pela Resolução 624/16, do CFF. Uma das maiores e mais recentes conquistas, segundo Walter Jorge, foi a regulamentação das atividades do farmacêutico na farmácia estética (Resolução/CFF nº 616/15).

DESAFIOS - Mas, conforme ressaltou o presidente do CFF, foram muitos os desafios enfrentados pela profissão, até chegar aos níveis atuais. Lembrou que antigamente o farmacêutico não tinha reconhecimento dentro da saúde pública e que esta realidade mudou.

Uma das principais mudanças na profissão aconteceu, em 2014, com a aprovação da Lei 13.021/14, aprovada por unanimidade, no Senado Federal. "Foram 20 anos de luta, mobilização e protesto, que resultaram na aprovação da lei", disse Walter Jorge, explicando que essa legislação representa uma mudança de paradigma na farmácia. "A nova lei trouxe transformações sociais e em saúde, vez que ela determina que a farmácia seja uma unidade de prestação de serviço em saúde", complementou Dr. Walter Jorge.

Ainda de acordo com o presidente do CFF, a partir daí, iniciou-se o processo de fortalecimento da autoridade técnica do farmacêutico e a obrigatoriedade de sua presença, nas farmácias, durante todo o seu período de funcionamento. No final de sua palestra, Walter Jorge falou das regulamentações estaduais e municipais, com destaque para a prescrição farmacêutica, que está em curso, também, em Mato Grosso, e destacou a viabilidade técnica, sanitária e econômica do consultório farmacêutico.

APROVAÇÃO PELA POPULAÇÃO - Walter Jorge observou que não existe conflito de interesse entre a prescrição farmacêutica e atividades de outras profissões. Lembrou uma pesquisa realizada pelo ICTQ/Data Folha, segundo a qual 73% da sociedade preferem farmácia com consultório para atendimento do farmacêutico.

Walter Jorge despediu-se do público mato-grossense, com uma mensagem: "O cuidado com o ser humano é inviável, por meio do ensino à distância (EAD)", disse, referindo-se ao posicionamento contrário do Conselho Federal de Farmácia e dos CRFs ao ensino à distância de Farmácia na graduação.

O presidente do CFF foi homenageado com a Medalha do Mérito Farmacêutico, entregue pelo presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães. Walter Jorge participou da plenária temática do CRF-MT, alusiva ao Dia Internacional do Farmacêutico, e do descerramento da placa inaugural do novo plenário da sede do órgão, construído graças a uma parceria entre o Regional e o Federal.

*Pelo jornalista Luiz Antônio Perlato, assessor de imprensa do CRF-MT, com participação do jornalista Aloísio Brandão, do CFF.

Fotos Relacionadas

Vídeos















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700