Menu Principal

fecha o menu
Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS

Notícias do CFF

Congresso Norte e Nordeste começa repleto de boas notícias

Data: 15/09/2017

O Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas foi aberto oficialmente na noite desta quinta-feira, dia 14 de setembro, no Centro de Convenções Atlantic City, em Teresina. A solenidade esteve repleta de boas notícias para a profissão farmacêutica, fazendo jus ao eixo central do evento: "Farmácia: paradigmas, avanços e perspectivas". O Conselho Federal de Farmácia (CFF) esteve representado pelo seu presidente, Walter da Silva Jorge João.

A primeira boa nova da noite foi dada pelo secretário estadual da Saúde, Florentino Alves Veras Neto, que anunciou a criação de uma Câmara de Mediação para tratar da crescente judicialização na saúde, e convidou o CRF-PI a indicar um farmacêutico para participar da equipe. Em seguida, o governador do estado, Wellington Dias, informou que ainda este ano aprovará o piso salarial para os farmacêuticos do Estado. “Os farmacêuticos merecem pela grande contribuição que prestam à saúde”.

O presidente do CFF dividiu com o público presente, o reconhecimento internacional que a Farmácia e os farmacêuticos brasileiros obtiveram esta semana. Do outro lado do mundo, na Coreia do Sul, ele recebeu o prêmio FIP Fellowship, da Federação Internacional Farmacêutica (FIP), entidade que representa mais de 4 milhões de farmacêuticos. “Esse prêmio reconhece a liderança política exercida no brasil em favor do avanço da farmácia no planeta”, comentou.

Surpreendido com uma homenagem do CRF-PI, em reconhecimento ao apoio que o CFF tem dado às inúmeras ações do regional pela valorização da profissão e a proteção à saúde da população, Walter Jorge João retribuiu com elogios à gestão do conselho regional. “A escolha de Teresina para sede desse congresso é em reconhecimento ao belíssimo trabalho realizado pelo presidente do conselho, Ítalo Rodrigues, toda a sua Diretoria e, também, pela conselheira federal de Farmácia pelo Estado, Elena Sales”, destacou.

O presidente do CFF destacou às autoridades locais a relevância do trabalho farmacêutico para a saúde pública, apesar de o país contar com um sistema universal de assistência, o SUS. E pediu as autoridades, aos gestores públicos que, assim como fez o governador do Piauí, não deixem de voltar o seu olhar para o potencial do farmacêutico. “Vocês encontrarão nele um aliado para ampliar o acesso à assistência à saúde da população. Estamos preparados para esse novo momento da profissão. No mundo inteiro, somos reconhecidos e valorizados como profissionais do cuidado à saúde”, disse, sob aplausos.

Walter da Silva Jorge João concluiu seu discurso com uma reflexão sobre o momento atual, em que a os farmacêuticos se preparam para eleger seus representantes nos conselhos de Farmácia. “Quem desejar representar a categoria deve preencher alguns pré-requisitos essenciais: sinceridade, humildade e a disposição para trabalhar pelo desenvolvimento coletivo. “Um grande líder se faz com o crescimento de todos os que estão à sua volta. Liderar é isso.”

Em seguida à solenidade, o conselheiro federal de Farmácia pelo estado de Minas Gerais, Gerson Pianetti, proferiu a palestra magna, sobre "Qualidade de medicamentos: questão de segurança pública". O Congresso Norte e Nordeste de Ciências Farmacêuticas continua até sábado, 16 de setembro. “Mais de 20 palestrantes de todas as regiões do país se revezarão para apontar caminhos e novas soluções no exercício profissional e na gestão da saúde e nas diversas áreas das ciências farmacêuticas”, disse o presidente do evento, Fabrício Amaral.

Também estiveram presentes à abertura do congresso, o vice-presidente do CFF, Valmir de Santi, e o farmacêutico e prefeito de Nazária (PI), Osvaldo Bonfim, além de conselheiros federais e dirigentes de conselhos regionais de Farmácia de vários estados.

 

 

Fonte: Comunicação do CFF

Fotos Relacionadas

TV CFF















Newsletter

Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias direto no seu e-mail



Copyright © 2008 Conselho Federal de Farmácia - CFF. Todos os direitos reservados.

SHIS QI 15 Lote L - Lago Sul / Brasília - DF - Brasil - CEP: 71635-615

Localização

Fone: (61) 3878-8700